sábado, 31 de agosto de 2013

Escola Gonçalves Dias do Arpoador realiza conferência sobre Meio Ambiente

Na última sexta-feira (30 de agosto) a escola Gonçalves Dias do povoado Arpoador realizou sua conferência sobre Meio Ambiente, seguindo as orientações da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que sugeriu em sua primeira etapa a realização de conferências nas escolas.
Dos quatro elementos também sugeridos como subtemas, a escola escolheu a "água" para esmiuçar durante o mês que trabalharam com o projeto, com pesquisas bibliográficas e de campo sobre a situação da água no povoado, que tem um alto grau de cunha salina.
As turmas do 6º ao 9º ano como muita desenvoltura e boa oralidade apresentaram diversas atividades sobre o tema, coordenados pelos professores Manuel Santos, Sael Marinho e Joilsa Belchior e, supervisionados pelo gestor Paulo Rodrigues.
A conferência teve inicio com a professora e agente comunitária de saúde da comunidade Lucelena Souza, que proferiu sobre as doenças transmitidas pela água contaminada, em seguida os alunos apresentaram os trabalhos construídos durante todo o mês de agosto. Foi aberto espaço para o presidente da associação dos moradores do Povoado senhor Adiel (Didi) que deu sua visão sobre o assunto. Logo após um mesa redonda foi mediada pelo professor Manuel Santos e com participação de Maria Joseane Brasil e Neto Pimentel graduados em Geografia e pós-graduados em educação ambiental, com explanação da situação da água no Mundo, Brasil e Tutóia.
No término dos trabalhos foram elaboradas as propostas num projeto que será enviado a secretaria municipal de educação, defendidos pela aluna Gabriele eleita a delegada da escola.

professora Lucelena Souza 
Senhor Adiel (Didi) presidente da associação dos moradores de Arpoador 
Neto Pimentel participante da mesa redonda 
Professora Sael Marinho Coordenador da conferência 
Valores de uma sociedade sustentável 
Professor Manuel Santos falando sobre a elaboração das propostas 
Eleição do delegado da escola 
Aluna Gabriele eleita delegada da escola 
Gestor da escola Paulo Rodrigues 
Fonte: Blog do Neto Pimentel.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Educadores do Programa Brasil Alfabetizado recebem capacitação

A Prefeitura de Tutóia, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu no período de 28 a 30 de agosto, na Escola São Judas Tadeu, a Capacitação Inicial dos professores do Programa Brasil Alfabetizado , tendo como finalidade uma melhor preparação dos docentes para o início do Programa Etapa 2012.
O Objetivo do programa é contribuir para superar o analfabetismo no Brasil, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos, todos em qualquer momento da vida, por meio da progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação como direito de todos e responsabilidade solidária entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
A Capacitação foi ministrada pela Professora Luciana Goes.

























Assessoria de Comunicação/SEMED.

Projeto Barro Duro, Terra Linda

Aconteceu no dia 30/08/2013 no Barro Duro nas Escolas U.I. São Bernardo e Dr. Clodoaldo Cardoso p PROJETO BARRO, TERRA LINDA. O Projeto tem como objetivo geral:  Oportunizar aos alunos a aquisição de conhecimentos sobre a origem e desenvolvimento de nossa comunidade.Tão importante quanto viver em um lugar, é ter um conhecimento à cerca deste local em que se vive.





























 Assessoria de Comunicação/SEMED.