terça-feira, 26 de novembro de 2013

INEP divulgará Resultado e Nota em Janeiro

Resultado Enem 2013: As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foram aplicadas no último fim de semana. Divulgamos as versões preliminares dos gabaritos de sábado e domingo. Em breve o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizará as respostas oficiais. O resultado do Exame será divulgado na primeira semana de janeiro.
Mais de 7 milhões de pessoas se inscreveram neste ano, número recorde entre todas as edições. No entanto, cerca de 5 milhões compareceram nos dias de prova, registrando uma taxa de abstenção que ficou em torno de 29%. O número foi considerado dentro da média, visto que o índice do ano passado foi de 27,9%, de acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC).
Os objetivos dos participantes são vários, pois a nota do Enem 2013 poderá ser utilizada nos processos seletivos do Sisu e ProUni, no financiamento do Fies, no programa Ciência sem Fronteiras e na obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

Resultado do Enem 2013: Onde consultar?

Aloizio Mercadante, ministro da Educação no Brasil, informou, em entrevista concedida no último domingo (27), que o resultado do Enem 2013 será divulgado na primeira semana de janeiro de 2014. Tal informação não constava no edital do Exame.
Para consultar a nota o candidato deverá acessar o portal do Inep, no endereço http://www.inep.gov.br/, e informar o número de inscrição (ou número do CPF) e a senha do Enem 2013. Estes dados podem ser recuperados em links disponíveis na própria página.
A correção das provas do Enem 2013 é feita com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não leva em conta apenas o número de questões corretas, mas também identifica a coerência do desempenho, analisando o grau de dificuldade dos itens corretos. A nota final é dada de acordo com o padrão de resposta de cada um, dando menos valor aos “chutes”. Portanto, é comum que candidatos com o mesmo número de acertos recebam notas diferentes.
O Inep divulgará o gabarito oficial do Enem 2013, em seu site, nas próximas horas. No entanto, versões extraoficiais já estão disponíveis em nosso site.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Nota de Falecimento Dona Elza (do Caroço de Tutóia)

A Secretaria  Municipal de Educação Daisy Baquil lamentou a morte de  Elza Souza Mendes, mais conhecida como Dona Elza, do Caroço de Tutóia, um ícone do folclore Tutoiense e do Maranhão, que ocorreu nesta terça-feira (19).
Dona Elza deixa uma lição de vida por ter mantido a tradição do folclore, dedicando sua trajetória à Dança do Caroço de Tutóia e, assim, alcançando reconhecimento nacional como grande artista popular, tendo gravado CDs e participado de diversos projetos pelo Brasil.

 Cultivado há pelo menos cem anos no município de Tutóia-MA, a tradição ritual do caroço é certamente uma das pérolas da expressão cultural maranhense. O som cavalgado das caixas (tambores), o chacoalhar das cabaças, a criação contínua e criativa de versos e melodias de rara beleza. A dança em roda, o desenho sinuoso das saias, se abrindo e se fechando. As coisas bonitas que acontecem e chamam mais atenção são estabelecidas ali, naquele momento, fruto dos encontros e desencontros, dos diálogos corporais que surgiram pela costura tecida naquele dia. É cada um(a) que vai dançando, como uma agulha carregada de uma linha, e assim vão costurando um pano só, redondo como uma saia.



Assessoria de Comunicação/SEMED.