quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dia 27 de Fevereiro é dia Nacional do Livro Didático



O livro didático tem suma importância para o processo de aprendizagem no desenvolvimento do ser humano como aluno. Ele é fundamental para a formação das estratégias de ensino, pois norteia o caminho a ser  traçado pelo educador. 

O Brasil já trata a questão como política pública através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O programa foi criado em 1985, e tem  como objetivo à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira.  

Os investimentos em livros didáticos a cada ano têm aumentado, em 2005 foram distribuídos 110.643.113  livros didáticos para o ensino fundamental das escolas públicas de todo o país, beneficiando 31 milhões de estudantes. Agora em 2011, foram mais de 135,6 milhões de livros adquiridos pelo PNLD, que investiu 880,2 milhões de reais. Isso faz com que o programa se torne o maior em aquisição de livros no mundo.   

Sendo um instrumento de apoio e que auxilia a maior  parte dos alunos, vamos valorizar o livro didático, é com  ele que descobrimos caminhos e aprendemos lições para o resto da vida.   


domingo, 23 de fevereiro de 2014

23/02 - Dia do Surdo-Mudo



A audição é o sentido responsável pela percepção dos sons. Nos seres humanos, os receptores auditivos estão localizados no ouvido interno. A fala é a capacidade de os seres humanos emitirem sons inteligíveis, formando palavras. O surdo-mudo é uma pessoa que tem ambas as deficiências: auditiva e da fala.

Muitas pessoas acreditam que o surdo-mudo vive isolado em função de tais limitações, mas essa crença não é verdadeira, pois ele é tão capaz de aprender quanto qualquer pessoa que não possua deficiência alguma.
Os surdos-mudos podem realizar muitos tipos de atividades; basta que desenvolvam outros sentidos e que sejam estimulados. A integração dessas pessoas na sociedade é de suma importância, por isso é preciso respeitá-las e reconhecer seus direitos.

Nem todos os deficientes auditivos (D.A.) são mudeos, visto que muitos têm voz e conseguem falar se forem estimulados por fonoaudiólogos. Quando uma criança nasce com problemas de audição, é preciso estimulá-la desde cedo para que aprenda a falar. Mesmo que essa percepção se faça tardiamente, ainda assim, as chances do aprendizado da fala são grandes.

No Brasil, há muitas instituições de apoio aos surdos-mudos. O Dicionário Libras divulga em larga escala a língua dos sinais, que facilita a comunicação dos surdos-mudos em seu dia-a-dia.

É necessário que a população aprenda mais sobre os deficientes auditivos e de fala. Isso lhe daria a real visão da capacidade criativa e produtiva dessas pessoas, visto que deficiência física não é o mesmo que deficiência mental.
Na palavra Efatá!, que significa "Abre-te!" (Mc 7, 34), pronunciada por Jesus ao curar um surdo-mudo, há um grande ensinamento: é preciso que estejamos sempre abertos ao entendimento entre os seres humanos, tenham eles as limitações que tiverem, pois todos nós possuímos, de uma maneira ou de outra, algum tipo de limitação que pode e deve ser superada com esforço e boa vontade.

Fonte: Paulinas

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Inauguração do Ginásio Poliesportivo de Seriema

Aconteceu no dia 21/02/2014 na Comunidade Seriema a inauguração do ginásio Poliesportivo da localidade.


O evento contou com jogos e com a presença do jogador da seleção brasileira de Beach-Soccer José Ueudson, Com a presença do Coordenador de Educação Física do Município Orleans Pedro, com as professoras Herisenita Moraes e Lucilda Carvalho representado a Secretaria Municipal de Educação Daisy Baquil e com a grande animação da comunidade do povoado.


Esta ação sinaliza um importante passo da Prefeitura Municipal de Tutóia através da Secretaria municipal de Educação e sua Coordenadoria de Educação Física, no intuito de inserir, incentivar e desenvolver o esporte entre seus estudantes da rede municipal de ensino. Começamos hoje, sexta feira, dia 21 de fevereiro 2014, com atividades esportivas, a inauguração da quadra poliesportiva do povoado de Seriema e posteriormente realizar-se-ão outras em povoados de nosso município. Esta iniciativa traz o objetivo de estimular a sociabilização dos alunos e promover o esporte como veículo agenciador do bem-estar físico e mental de nossos educandos. Esta é uma das muitas metas da Secretaria de Educação do Município de Tutóia relacionadas ao esporte educação.




Assessoria de Comunicação/SEMED.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Programação para a Inauguração do Ginásio Poliesportivo de Seriema

15:30 horas, apresentação dos times que disputarão as partidas de inauguração da quadra poliesportiva de Seriema.

16:00 horas início das partidas de futsal.

17:30 horas Cerimonia de inauguração da quadra poliesportiva.

18:00 horas entrega da premiação do evento.



 Assessoria de Comunicação/SEMED.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dinâmicas para fazer com os alunos

Dinâmica 1: Quem falou?
- Alunos reunidos em círculos; 
- O professor sorteia um aluno que deve, por alguns instantes, retirar-se da sala;
- Três alunos apresentam frases verdadeiras e positivas a respeito do colega ausente;
- Anotar frases na lousa; 
- O aluno é convidado a voltar, ler o que se encontra na lousa e tentar identificar os depoentes;
- Acertando ou não, estes não devem ser revelados; 
- Outro aluno é escolhido para sair da sala e assim por diante; 
-Encerramento: debate colhendo a impressão e construção das características mencionadas, assim como sua influencia no grupo.

É importante prever:
- Espaço para circulação livre dos alunos; 
- Ajudante para conduzir e ficar com o aluno fora da sala de aula por alguns instantes;
- Bloco para escrever as frases e não usar a fala; 
- Anotar o nome do aluno "cobaia", as frases, os depoentes e as respostas.


Dinâmica 2: Leilão

- Cada aluno isoladamente deve, em uma folha de papel, relacionar 3 atributos pessoais e/ou  valores morais existentes e 3 desejados; 
- Reunir grupos de 3 alunos para discutir suas opiniões; 
- Cada grupo relaciona os fatores consensualmente mais utilizados;
 - O professor desenvolve um debate comparando as posições apresentadas pelos grupos; 
- Verifica se existem propostas e/ou sugestões sobre outros atributos ou valores.

É importante prever:
- Trazer pronta uma listagem de atributos pessoais e valores morais com definição; 
- Digitar e imprimir os fatores em folha de cor amarela ou verde.


Dinâmica 3: Crachás

- Cada aluno confecciona seu crachá escrevendo os seguintes itens: nome, gosto de ser chamado de..., fico contente sempre que..., uma situação que me deixa muito aborrecido é..., uma palavra que resume como gosto de ser tratado é...; 
- Os alunos devem circular por uns 10 min. pela sala com os crachás, para que os alunos possam ler as informações; 
- Organizar um círculo de debates onde cada aluno possa falar um pouco sobre si e sobre o outro, expresse sua impressão sobre a atividade e revele suas descobertas;

É importante prever:



- Escrever na lousa os itens a serem respondidos; 
- Distribuir a cartolina e a caneta colorida; 
- Auxiliar para furar e colocar o barbante no crachá.


Fonte: Smarts Kids

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Programa Brasil Alfabetizado abre inscrições para alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras

A Prefeitura Municipal de Tutóia está com inscrições abertas para alfabetizadores voluntários e tradutor-intérprete de libras interessados em participar do Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal. A parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) é voltada à integração de ações que promovam a erradicação do analfabetismo entre jovens, adultos e idosos trabalhando com acesso à cidadania através da educação.
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas a partir do dia 17 de março de 2014 das 08h às 13h, na
Secretaria Municipal de Educação com o Coordenador do Programa Gustavo Santos.

REQUISITOS
Os educadores interessados em participar do seletivo deverão entregar o currículo comprovado e atender aos critérios de acordo com o cargo pretendido.
O candidato à vaga de Alfabetizador Voluntário deverá, preferencialmente, ser professor das Redes Públicas de Ensino; ter formação de no mínimo, nível médio completo; experiência anterior em educação, preferencialmente, na área de jovens e adultos; e ter encaminhado no mínimo cinco alfabetizandos para matrícula em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O candidato à vaga de tradutor-intérprete de Libras deverá, preferencialmente, ser professor das Redes Públicas de Ensino; ter formação de no mínimo, nível médio completo; experiência anterior em educação, preferencialmente, na área de jovens e adultos; comprovar ter graduação em Letras/Libras Bacharelado ou certificado obtido por meio do Programa Nacional de Proficiência em Libras (Prolibras), apresentando a devida documentação.

SOBRE O PROGRAMA
O exercício 2012 do Programa Brasil Alfabetizado terá duração de oito meses, com carga horária semanal de 10 horas totalizando 320 horas ao final do programa.
As turmas deverão funcionar nas escolas, sendo que o horário para a realização da alfabetização voluntária não deverá coincidir com o turno de trabalho do professor ou pedagogo inscrito no programa.
A responsabilidade da formação das turmas dos alfabetizandos será dos alfabetizadores, que deverão trazer o cadastro de 20 alunos. Os alfabetizandos deverão ser jovens a partir de 15 anos, adultos, jovens e idosos não alfabetizados.

BOLSA
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pagará mensalmente e diretamente aos alfabetizadores das turmas e tradutor-intérprete de Libras do PBA o valor de R$ 400 e de R$ 600 para alfabetizador-coordenador de turmas.

Assessoria de Comunicação/SEMED.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Reunião dos Gestores Municipais com a Coordenação do Programa Bolsa Familia


Aconteceu nesta quinta-feira dia 13 de fevereiro de 2014, na Secretaria Municipal de Educação no Município de Tutóia,uma reunião com todos as instituições que fazem parte do Programa Bolsa Família. juntamente com as secretarias de saúde e educação. 
Essa reunião tem o intuito de fortalecer o Programa no Município.
A coordenação explicou o trabalho realizado em 2013 e as novas metas para serem alcançadas em 2014, como funciona o programa, o publico alvo para participar e as condicionalidades para os gestores de escolas para melhor entender o Programa Bolsa Família para que as informações sejam passadas com qualidade para os pais dos alunos.