terça-feira, 30 de setembro de 2014

Segunda Formação em Alfabetização Matemática no Municipio de Tutóia

Nos dias 24 e 25/09/2014 os Tutores do Programa pacto se reuniram com seus P.AS (Professores Alfabetizadores) para mais uma formação em alfabetização matemática que busca: alfabetizar com matemática, buscando sempre que a criança aprenda da melhor forma.
 
 
Aprender não é somente incorporar dados e repeti-los, mas, principalmente, construir conhecimentos que possibilitem entender e resolver problemas de diferentes espécies em âmbitos culturais diversos.
 
 
 
Os conhecimentos adquiridos pelas crianças interligam-se e constituem redes cada vez mais complexas e organizadas, que lhes permitem compreender novos e mais complexos conhecimentos. 
 
 
 
Para que uma criança aprenda a somar, não é preciso lhe ensinar todas as combinações numéricas possíveis. Isso resultaria em tarefas intermináveis e por demais tediosas. 
 
 
 
As crianças de 5 e 6 anos já possuem certos conhecimentos matemáticos adquiridos em suas experiências cotidianas, que lhes são significativos precisamente porque foram aprendidos em situações funcionais. 
 
 
 
O importante no processo de ensino da Matemática nos anos iniciais é oferecer às crianças oportunidades para identificarem relações numéricas espaciais e aplicarem-nas em situações cada vez mais elaboradas e complexas.




 



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Projeto sobre o Trânsito na Escola José de Ribamar

Aconteceu na semana passada, uma caminhada com os alunos da Escola José de Ribamar com o objetivo de conscientizar os motociclistas sobre a utilização correta dos equipamentos de segurança e a importância deles, buscando assim diminuir os autos índices de acidente na comunidade e até mesmo na área urbana.
 







 

sábado, 27 de setembro de 2014

Encerramento do Projeto Sacola da Leitura do Jardim de Infância Natacha Barbosa

Terminou nesta sexta-feira (26/09/2014) o Projeto Sacola da Leitura do Jardim de  Infância Natacha Barbosa com o objetivo de incentivar os pais a lerem com seus filhos, onde cada dia uma criança levava para casa uma sacola com livros, todos os dias uma criança desenhava o que tinham lido e relatava para os professores e colegas de sala. Esse projeto tem como objetivo incentivar a leitura dos alunos, com os pais e  levá-los a interpretar, desenvolvendo assim o pensamento lógico, sua expressão, interpretação e a escrita, além de proporcionar momentos agradáveis com a sua família.
Projeto este, que durante dois meses fez com que as crianças viajassem no mundo da imaginação e também encantassem  seus professores com as  histórias recontadas.
 

 


Escola Antônio José Neves Rodrigues comemora o Dia da Árvore

Educadores do ensino infantil da escola Antônio José Neves Rodrigues de Santa Rosa do Jardim – Tutóia-Maranhão, em homenagem ao DIA DA ÁRVORE, levaram as crianças para conhecer uma arvore centenária, que corre o risco de desaparecer por causa da erosão da maré.
As professoras responsáveis foram: Mazé, Deijanira e Mariza.


 
 

sábado, 20 de setembro de 2014

Capacitação do Programa Pacto em Alfabetização Matamática

A Tutora Luciana Goes realizou nos dias 18 e 19/09/2014 a primeira capacitação em alfabetização matemática com os professores das escolas: Almeida Galhardo, Afonso Pena, São Judas Tadeu, José Ramos, Castelo Branco, Cajuzinho e José de Ribamar.
Aprender não é somente incorporar dados e repeti-los, mas, principalmente, construir conhecimentos que possibilitem entender e resolver problemas de diferentes espécies em âmbitos culturais diversos, comentou a Tutora.