quarta-feira, 17 de junho de 2015

Culminância do Projeto "Criando hábitos saudáveis para um futuro com saúde" da Escola São José de Ribamar

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas. 
Assim, consciente de que o tema deve ser inserido, no campo de ação da prática pedagógica e observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura, a equipe da Escola São José de Ribamar sentiu a necessidade de criar um projeto para os alunos conhecerem os tipos de alimento e quais os benefícios para a saúde.


 













domingo, 14 de junho de 2015

Encerramento do Projeto Minha História/ Nossa Historia do Colégio Nemésio Neves

Durante o período de marco a junho, aconteceu no Colégio Nemésio Neves o Projeto Minha História/ Nossa Historia, que aconteceu em 08 etapas com o objetivo de despertar  a vontade e o interesse dos alunos à escrever e ler mais.
O encerramento do Projeto foi dia 12/06/15
A Gestora Ana Matos comentou da importância do Projeto na escola e de quanto os alunos melhoraram seu desempenho na sala de aula.






sexta-feira, 12 de junho de 2015

Encontro com os Professores dos 4º e 5º do Municipio de Tutóia

Mais de cem Professores dos 4º e 5º anos das escolas municipais de Tutóia participaram nesta sexta-feira (12) de um dia de oficina com o objetivo de incentivar os alunos a leitura.
Durante a manhã no auditório da Secretaria Municipal de Educação o  Msc Carmicelino, falou sobre a importância da alfabetização e deu ideias para alfabetizar e fazer com que os alunos busquem a leitura.
A tarde aconteceu oficinas com a participação dos Orientadores de Estudo do Programa Pacto.
A Coordenadora do Programa Pacto Msc Maria José Brandão Ramos comentou sobre a importância da alfabetização nas series iniciais, e sobre o quanto cada professor precisa buscar melhorar o ensino do Município.














quinta-feira, 11 de junho de 2015

Reunião Pedagógica na Escola Expedito Baquil

Na última quarta-feira (11/06)  aconteceu na Escola Expedito Baquil mais uma reunião pedagógica.
Na reunião os professores tiveram a oportunidade de demonstrar e relembrar junto ao grupo, tudo o que foi trabalhado, levantar os trabalhos que deram certo e rever juntos o que devem ou não continuar na sala de aula.
A Gestora Ana Cecilia comentou que o trabalho em equipe tem grande valor, pois, são vários olhares sobre as mesmas atividades, cada um com seu ponto de vista, buscando sempre melhorar o ensino no município.
Na reunião todos tiveram a oportunidade de sugerir novas atividades e repesarem como desenvolver o que não deu certo.



Creche Vovó Camila

No Povoado Porto de Areia está a segunda creche do Municipio de Tutóia, onde a Gestora Bertila da Silva, busca sempre o melhor para suas crianças, na creche também estão as crianças do primeiro, segundo e terceiro período que pertenciam a Escolinha Balão Mágico.
Devido a distancia o ônibus escolar leva e trás as crianças com segurança.
A creche tem um impacto poderoso na criação das crianças, isso implica na forma como elas vão se socializando e adquirindo conhecimento. Em cada fase do relacionamento entre crianças e família.














segunda-feira, 8 de junho de 2015

Sisu do meio do ano abre inscrições para 55,6 mil vagas

O Ministério da Educação abriu, na madrugada desta segunda-feira (8), as inscrições para a edição do meio do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições vão até 23h59 desta quarta-feira (10) e devem ser feitas pelo site oficial do programa.
O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.
A segunda edição do Sisu 2015 selecionará alunos para 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (2) a consulta de vagas.
A lista disponível na página do sistema aponta vagas em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Serão selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, é oferecido em 24 universidades federais.
O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.
Nesta edição, a única nota válida para participar do Sisu será a do Enem 2014. Para se inscrever na seleção, o candidato não pode ter tirado zero na redação.
Calendário
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.
Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.
Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.
Até as 23h59 desta quarta, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.
Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.
CALENDÁRIO
Inscrições
8 a 10 de junho
Resultado
15 de junho
Matrícula
19, 22 e 23 de junho
Lista de espera
15 e 26 de junho


Fonte: G1

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Enem 2015 já recebe 5,8 milhões de inscrições; prazo acaba na sexta (5)

Balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) informa que, até as 10h de hoje (4), 5,8 milhões de estudantes fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo de inscrições termina amanhã (5), às 23h59 (no horário de Brasília). As provas serão nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil cidades. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Enem. Amanhã também é a data limite para fazer qualquer alteração nos dados cadastrais.
É na hora da inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.
Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado. Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.
Neste ano, para fazer a inscrição, o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um candidato com o mesmo endereço eletrônico. O participante deve informar e-mail e números de telefone atualizados pois será por esses canais que receberá informações sobre as provas. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.
O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.
Para ajudar os candidatos a se prepararem para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem que reúne todas as questões desde a edição de 2009. No sistema é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estudar. O acesso é gratuito.
Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Equipe Pedagógica visita Escolas Municipais de Tutóia

Durante o mês de maio a Coordenadora Pedagógica Herisenita Moraes e a Supervisora Escolar Patricia Veras fizeram visitas as escolas Municipais de Tutóia  com o intuito de ver as necessidades de cada escola, para tentar solucionar os problemas educacionais, considerando que cada uma delas tem sua realidade.
Segundo a Supervisora Patricia Veras as visitas tem por objetivo ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade, para melhorar o ensino do município.