sábado, 31 de outubro de 2015

Comemoração do Dia Nacional do Livro nas Escolas U.I. Petronilia Melo Araujo e U.I.Expedito Baquil

O Dia Nacional do Livro é celebrado, em todo o Brasil, em 29 de outubro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810.
Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar.  Pensando nisso,   funcionários  das Escolas U.I. Petronilia Melo Araújo e U.I.Expedito Baquil  prepararam um dia especial para os alunos, com tudo o que eles precisavam saber sobre leitura, especialmente para ajuda-los a despertar o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender o que está escrito.
 Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação. Comentou a Gestora Ana Cecilia.

















Culminância do Projeto Direitos e Deveres da Criança da Escola U.I. Antonio José Neves

Aconteceu na quadra do Povoado Jardim, a Culminância  do Projeto Direitos e Deveres da Criança da Escola U.I. Antonio José Neves.
A Declaração Universal dos Direitos da Criança foi aprovada em 1959, porém é preciso ainda ser divulgada e respeitada. Pensando nisso os funcionários da escola estimularam as crianças para conhecerem seus direitos e seus deveres.
Por outro lado não podemos e não devemos mostrar-lhes somente seus direitos, é preciso coletivamente descobrir que temos deveres a cumprir, pois só assim poderemos estabelecer e garantir relações práticas e subjetivas que incentivem as crianças a criticidade, a dignidade, a autoestima, a consideração e o respeito pelo outro. É preciso ainda fazê-los tomar consciência da realidade, para assim desenvolver exercício pleno de cidadania.
O Objetivo do Projeto é garantir o direito das crianças e oportunizar as crianças a conhecerem seus direitos e deveres, propiciando o questionamento e vivência desses valores, bem como refletir suas atitudes como cidadã; oportunizando as crianças  um trabalho voltado à elaboração de textos coletivos, escrita de palavras, confecção de painéis sobre os temas, resolução de situações problemas através de conversações, introdução a pesquisa escolar, uso da linguagem oral e escrita, interpretação de textos e do entendimento que tiveram através de desenhos, trabalhar a linguagem oral, escrita, plástica e corporal, finalizando com danças e um lindo lanche com muitas frutas.
















sexta-feira, 30 de outubro de 2015

TERCEIRA EDIÇÃO DA RUA DA LEITURA EM TUTÓIA

Aconteceu nos dias 26, 27 e 28/10/2015 em frente ao Colégio Almeida Galhardo A Terceira edição da Rua da leitura que tem como objetivo aproximar leitores e textos tornando-os familiares,  destacar a importância da leitura na  vida  do  cidadão como fator de transformação pessoal, social e política, como também estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções.
A Rua da Leitura  foi idealizado pela  professora  Maria de Lourdes Ramos coordenadora da Biblioteca Municipal Naiza Neves   e  tem  o  apoio da  Prefeitura Municipal de Tutóia através da Secretaria Municipal de Educação. Neste ano ao completar sua terceira edição traz como tema LEITURA E TECNOLOGIA: os desafios da leitura na era tecnológica.
No evento ocorreu varias apresentações como contações de histórias, danças, peças de teatrais e muitas barracas.
Varias escolas participaram como: Jardim de Infância Gardênia  Ribeiro Gonçalves: Unidade integrada José Ramos; Unidade Integrada São José; Centro Educacional Presidente Castelo Branco; Unidade integrada José Ramos; Unidade integrada Monsenhor Hélio Maranhão; Colégio São Judas Tadeu.