segunda-feira, 25 de abril de 2016

Dia do Indio na Escola Antônia Rosa

O Dia do Índio na Escola Antônia Rosa foi comemorado com muitas brincadeiras, atividades teóricas e práticas, colagem e alunos caracterizados
O objetivo de comemorar a data é para ensinar as crianças a valorizar a Cultura Indígena e a respeitar o próximo, mesmo com suas diferenças.
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.







Dia do Indio na U. I. São José de Ribamar

Durante uma semana as crianças aprenderam sobre a Cultura Indígena, com o objetivo  de reconhecer a influencia indígena em nossas vidas, compreendendo e respeitando os índios e suas culturas, através de atividades e brincadeiras, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, para que as crianças criem as relações de coleguismo, de amizade e cooperação.
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.









Dia do Indio na Escola São José

Os funcionários da Escola São José comemoraram o Dia do Índio com o objetivo das crianças conhecerem e valorizarem a cultura indígena, seus hábitos, costumes e artes; valorizando a diversidade racial do povo brasileiro e proporcionando o respeito  à diferença racial e cultural. 
Durante a semana as crianças ouviram várias historias sobre os índios e sua importância.
A semana foi finalizada com a caracterização das crianças e com as mesmas contando historias que ouviram sobre os índios, durante a semana.








Dia do Indio no J. I. Nossa Senhora de Nazaré

Foi trabalhado o Dia do Índio no J. I. Nossa Senhora de Nazaré com o objetivo de ajudar o aluno perceber outros grupos sociais, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação com o outro grupo na vida social, na preservação do meio ambiente em que vive e na construção de valores, fazendo com que todos entendam sua origem e sua importância nos dias atuais.
Foram dias produtivos e divertidíssimos. De início não poderia ter previsto tamanho envolvimento da turma, mas quando engatamos as primeiras atividades já ficou bem evidente engajamento das crianças com a trajetória de vida dos índios; Comentou a Gestora Celionice.





domingo, 24 de abril de 2016

Orientadores de Estudo do Programa Pacto de Tutoia participam do último encontro da etapa 2015

Durante os dias 21, 22 e 23.04.2016 os Orientadores de Estudo do Município de Tutoia se reuniram em Chapadinha-MA para o encerramento do Programa Pacto etapa 2015.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Ministério da Educação que se materializa num compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para a execução formal desse compromisso, a formação dos professores alfabetizadores foi tomada como eixo fundamental.
Durante o evento os professores se reuniram e estudaram o caderno 3 do programa, finalizando com um baile a fantasia e lindas apresentações dos próprios orientadores de estudo.
“O Pacto com Municípios é de grande importância devido à qualidade técnica e pedagógica do projeto, mas também, por mobilizar os municípios e quebrar o isolamento entre as redes de educação do Município, com uma oportunidade grande de diálogo sobre Educação”, comentou uma Orientadora de Estudos.

"Uma das grandes contribuições do Pacto com Municípios foi a quebra de isolamento das redes municipais. E os educadores e dirigentes, ao se reunirem, estão estabelecendo uma troca de experiências e aprendizagens, o que tem criado um ciclo virtuoso, contribuindo para fazermos uma boa educação" - Osvaldo Barret
”, afirmou.












J.I. Natacha Barbosa comemora o Dia do Indio

É uma prática comum na Educação Infantil aproveitar datas comemorativas para abstrair destas conhecimentos diversificados que envolvam os conteúdos da Educação Infantil . O Dia do índio é comemorado anualmente no dia 19 de abril, e este dia foi escolhido, porque nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
Baseado nisso os funcionários do J.I. Natacha Barbosa comemoraram o Dia do Índio, com o objetivo de mostrar as crianças a cultura indígena, e oportunizar os alunos a perceber outros grupos sociais, auxiliando-os na construção da sua identidade, na atuação com o outro no grupo social, na preservação do meio ambiente em que vivem e na construção de valores.