sábado, 18 de junho de 2016

Meio Ambiente é tema trabalhado no J.I. Natacha Barbosa

O homem é um predador, desde que surgiu na terra, vem tirando dela o necessário para sua subsistência. Mais que isso: vem desperdiçando os recursos que, generosamente, a natureza coloca à sua disposição. Durante séculos, o homem extraiu do meio ambiente o que bem quis, sem se preocupar em repor o que dela retirava ou, ao menos, em garantir que, no futuro, ainda houvesse o que dele extrair.
Uma das maneiras mais importantes de lutar para que nosso planeta continue habitável e belo é a reciclagem. Reciclar é tornar a usar o que já foi usado - até, em alguns casos, infinitas vezes. Assim, não é preciso tirar da natureza, novamente, aquilo que ela já nos deu. Reciclar é combater o desperdício. É garantir o futuro, copiando da própria natureza sua sabedoria, com base nisso foi trabalhado tema Meio Ambiente no J.I. Natacha Barbosa com o objetivo de ensinar as crianças a importância da preservação do meio ambiente e várias formas de reciclagem, como uma forma de preservar para o futuro.
O objetivo é sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza, e também enfatizar a problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem.Comentou a Gestora Rosiane Goes.

















Meio Ambiente é tema trabalhado na Creche Vovó Camila

Hoje em dia, faz-se necessária uma atenção especial ao tema meio ambiente, visto que a degradação do Planeta Terra é algo que afeta a gerações atuais e muito mais as futuras. 
Que Planeta iremos deixar para as gerações futuras? Esta reflexão esteve presente no Projeto da Creche Vovó Camila, no Povoado Porto de Areia, por meio de atividades lúdicas, músicas e brincadeiras, para que nossas crianças estejam constantemente sendo mensageiras de boas atitudes para preservação de nosso ambiente, com o objetivo de conscientizar as crianças da importância da preservação do meio ambiente, em consequência a valorização da vida e do Ser Humano, através de brincadeiras, criatividade e de atitudes concretas no nosso dia a dia que visam reciclar e reaproveitar objetos, como as sacolas plásticas, para diminuir o volume de dejetos produzido pelo ser humano e lançados na natureza, diminuindo, assim, a poluição do nosso planeta, mobilizando-os a buscar um prática concreta de cuidado com a vida.











Culminância do Projeto Todos contra a dengue, zica e chikungunya da Escola Darcy Vargas

Na última quinta-feira 16/06/2016 aconteceu a Culminância do Projeto Todos Contra a Dengue Zica e Chikungunya da Escola Darcy Vargas do Povoado Seriema.
O Projeto foi finalizado com uma caminhada, repleta de cartazes e informações de como conscientizar a todos da importância da união de todos contra o mosquito aedes aegypti.
O ano de 2016 começou com aumento dos casos de dengue, em relação a 2015, tendo em vista as epidemias que assustam o Brasil como dengue, zica e chikungunya os funcionários da Escola Darcy Ribeiro sentiram a necessidade de se unir com a população com o objetivo de trabalhar junto à comunidade esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes, contribuindo para a preservação da saúde e incentivando atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a proliferação da zica e chikungunya.










quinta-feira, 16 de junho de 2016

Propostas Elaboradas na 6ª Conferência Municipal da Cidade de Tutóia




Eixo 1: Mobilidade e Acessibilidade
Mediador: Agildo da Silva Teixeira
Relator: Patrícia de Cássia de Aguiar Veras
ü Propostas Elaboradas:

01 - Implementação de sinalização e agentes de trânsito para melhor funcionamento do mesmo, tendo em vista melhorar a segurança do pedestre e garantir o direito de ir e vir com segurança. Implantar semáforos, fiscalização eletrônica, placas de sinalização, faixa de pedestres e melhorar as sinalizações existentes nos principais pontos da cidade;
02 - Viabilizar acessibilidade no ambiente escolar, proporcionando a inclusão social, adequando o transporte escolar, a estrutura física, a profissionalização e os recursos pedagógicos, em conformidade com o Plano Municipal de Educação;
03 - Proibição do tráfego de veículos automotivos na orla marítima – praia da Barra à praia do bairro São José, haja vista que esta é um espaço de atividades pesqueiras, lazer e recreação;
04 - Padronização das calçadas no perímetro urbano, promovendo melhor mobilidade e acessibilidade aos pedestres e segurança a todos com suas especificidades e necessidades.

Eixo 2: Habitação de Interesse Social
Mediador: Diana Dark
Relator: Hernandes
ü Propostas Elaboradas:

01 - Criação de um Banco de Dados integrado de famílias de baixa renda, priorizando as pessoas que estão em situações de risco para que sejam atendidas nos programas de habitação;
02 - Padronizar a largura das ruas nos bairros;
03 - Incluir e incentivar nos programas habitacionais projetos para construção de escolas, postos de saúde e áreas de lazer (equipamentos comunitários) em programas que atendam acima de 500 famílias;
04 - Criar um cadastro municipal de regularização do transporte alternativo público;
05 - Regularizar a perfuração e construção de poços devido a proximidade de fossas sépticas;
06 - Fiscalizar a construção irregular em áreas de preservação ambiental.


Eixo 3: Regularização Fundiária
Mediador: Aurélio Petterson Galdez
Relator: Antonio Carvalho
ü Propostas Elaboradas:

01 - Zoneamento do Munícipio, com o objetivo de facilitar a regularização fundiária urbana e rural;
02 - Sistematizar o Departamento de Terras do munícipio, criando uma equipe técnica capacitada na área de Georreferênciamento;
03 - Exigir do Órgão Público responsável relatórios sobre quantitativo de Regularização de Propriedades Rurais e Urbanas já regularizadas no Munícipio;


Eixo 4: Controle Social
Mediador: Cristian Noronha
Relator: Maria Vanuzia Assunção
ü Propostas Elaboradas:

01 - Criar uma Comissão provisória eleita na 6ª Conferência Municipal das Cidades de Tutóia;
02 - Criação de um comitê de assessoria e controladoria municipal para acompanhar e auxiliar as atividades de todos os conselhos.

Eixo 5: Planejamento Urbano
Mediador: Professora Dra. Maria José Brandão Ramos
Relator: Gustavo Oliveira dos Santos
ü Propostas Elaboradas:

01 - Proposta 01: Saneamento Básico
*        Dotar a cidade de Tutóia, de forma consorciada, de um sistema eficiente e abrangente de coleta, transporte, tratamento adequado e disposição final de resíduos sólidos, esgotos sanitários e drenagem urbana, como forma de minimizar, prevenir e evitar danos à saúde pública e ao meio ambiente.
02 - Proposta 02: Segurança Pública
*        Promover cursos e/ou programas de capacitação para profissionais na área de segurança pública  e proporcionar o aumento do efetivo, através de concurso público, a fim de permitir a melhoria da prestação de serviço informacional, técnico e profissional, no intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas de forma sustentável. 

03 - Proposta 03: Infraestrutura
*        Fomentar, permitir e incentivar o desenvolvimento integrado, racional e sustentável do espaço urbano do município, respeitando as suas leis de parcelamento, ocupação e uso do zoneamento.

PROPOSTAS APROVADAS NA PLENÁRIA
01 - Implementação de sinalização e agentes de trânsito para melhor funcionamento do mesmo, tendo em vista melhorar a segurança do pedestre e garantir o direito de ir e vir com segurança. Implantar semáforos, fiscalização eletrônica, placas de sinalização, faixa de pedestres e melhorar as sinalizações existentes nos principais pontos da cidade. (Eixo 1: Mobilidade e Acessibilidade)
02 - Sistematizar o Departamento de Terras do munícipio, criando uma equipe técnica capacitada na area de Georreferênciamento. (Eixo 3: Regularização Fundiária)
03 - Dotar a cidade de Tutóia, de forma consorciada, de um sistema eficiente e abrangente de coleta, transporte, tratamento adequado e disposição final de resíduos sólidos, esgotos sanitários e drenagem urbana, como forma de minimizar, prevenir e evitar danos à saúde pública e ao meio ambiente. (Eixo 5: Planejamento Urbano)

6ª Conferência Municipal das Cidades - TUTÓIA/MA


Aconteceu na última quarta-feira 15/06/2016 no auditório da Secretaria de Educação do Município de Tutóia a 6ª Conferência Municipal das Cidades com o objetivo de propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos do Estado do Maranhão com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política e o Desenvolvimento Urbano; sensibilizando e mobilizando a sociedade local para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes no município; proporcionando a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre a função da cidade e da propriedade; estimulando a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano do município, do Estado e da União, de forma integrada. 
Participaram da mesa  o Vereador Alexandre Baquil, o representante do Prefeito Municipal de Tutóia, Representante da Secretaria de Educação Daisy Baquil, Representante da escola e outros.
Durante a tarde aconteceu na Escola Nemésio Neves a discussão dos eixos: Mobilidade e Acessibilidade, Habitação de Interesse Social, Regularização Fundiária e Controle social, fechando o dia com Plenária de Aprovação de Propostas Municipais, Eleição de delegados por segmento e eleição do Conselho Municipal.