sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Escola Bernardo Maricó realiza Feira de Artes do Projeto "Fibras que tercem a Arte"

A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, o artesanato é uma manifestação cultural muito utilizada que faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.
Sendo assim trabalhar o artesanato com crianças e adolescente é uma forma de suscitar nelas a criatividade, através da criação dos objetivos propostos para construção; a autoestima, através da percepção de sua capacidade de criação; a sustentabilidade, pois através da produção artesanal, a criança leva até as famílias o aprendizado que poderá construir para o sustento da família através da produção e comercialização dos objetos confeccionados por eles.
O Projeto "Fibras que tercem a Arte" da U.I. "Bernardo Maricó" em parceria com a comunidade realizou na ultima  quarta-feira 26/08/2015 a feira de artes com o objetivo de mostrar o que foi produzido na escola com a ajuda dos alunos, professores e comunidade.
O Projeto tem por objetivo Desenvolver habilidades manuais através do contato direto dos alunos com o universo do trabalho informal, experimentando materiais e técnicas que poderão utilizar futuramente na produção de objetos artesanais e assim gerar renda.






























segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Jardim de Infância Nossa Senhora comemora o Dia do Folclore


O Folclore é o conjunto de manifestações culturais de um povo,  é constituído pelos  costumes e tradições, os quais são transmitidos de geração em geração através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nascem e se desenvolvem com o povo.   O folclore do Brasil é um dos mais ricos do mundo, tendo origens no índio, no português e no africano absorveu ainda as influências dos imigrantes italianos e alemães. Toda esta diversidade espalhou-se pelo amplo território, sendo vivenciado nas peculiaridades regionais dos estados.
Para incentivar a cultura os funcionários do Jardim de Infância Nossa Senhora de Nazaré, prepararam uma semana voltada ao Folclore com varias atividades e dramatizações sobre o tema, com o objetivo de discutir a importância da vivencia do Folclore na escola, levando em consideração sua contribuição para a formação social, histórica e critica dos educandos.














 





Noite Cultural do Colegio Almeida Galhardo

Na ultima sexta-feira 21/08/2015 foi realizado em frente a Escola, a Tradicional Noite Cultural do Colégio Almeida Galhardo 
A animação ficou por conta das apresentações dos alunos da escola, quadrilhas, boi-bumbá.
As barraquinhas foram montadas na área externa da escola, com a ajuda de professores e funcionários, todos puderam prestigiar comidas tipicas da região e se divertir com as apresentações.