Na
Educação Infantil, as crianças estão passando por uma transição em
relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento
anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês),
com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de
fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia
refletida nas brincadeiras de faz de conta. Elas vivem num mundo imaginário
onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos
a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um
grande quebra cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as
danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas,
as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo
chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece
a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço
Infantil.
A
sequência didática teve como objetivo promover o desenvolvimento integral das
crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo,
pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.
O
nosso maior objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as
possibilidades que ela oferece; Comentou a Gestora Lourdes Goes.
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