Pergunte a qualquer criança o que ela mais gosta de fazer e
certamente ela responderá que é brincar. Sozinha ou com os amigos, as
brincadeiras trazem muitos benefícios para a turminha.
“Os educadores e os pais podem utilizar o brincar como instrumento
para o desenvolvimento das crianças e jovens, oferecendo-lhes
oportunidades para criar, explorar, divertir e vivenciar os jogos. Em um
espaço adequado para brincar, as crianças farão as escolhas sobre o que
elas brincam e com quem manifestam esse desejo. Nele, os pais atuam
como o “Educador do Brincar”. Ele promoverá mudanças nas pessoas e no
contexto infantil e social em que vivem”, diz Tiago Aquino da Costa e
Silva, mais conhecido como Professor Paçoca.
Especialista em Educação Física Escolar e vice-presidente da
Associação Brasileira de Recreadores (ABRE), ele conta que brincar e
jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. “É com a
prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus
conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu
redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam
objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras,
assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças”.
Sem falar que as brincadeiras são uma das principais formas de
autodescoberta, já que através delas as crianças testam seus limites e
possibilidades. “A importância do brinquedo decorre de sua capacidade de
instigar a imaginação infantil. Ao ver o brinquedo, a criança é tocada
pela sua proposta, reconhece umas coisas, descobre outras, experimenta e
reinventa, analisa, compara e cria. Sua imaginação se desenvolve e suas
habilidades também”, explica o professor Paçoca.
Além disso, brincar também ajuda a criança a falar melhor e de forma
correta. “O brinquedo e as brincadeiras são excelentes oportunidades
para nutrir a linguagem verbal se torne mais fluente e haja maior
interesse pelo conhecimento de palavras novas. A variedade de situações
que o brinquedo possibilita pode favorecer aquisição de novos
conceitos”, explica o recreador.
Melhora da autoestima
Você sabia que crianças que brincam mais têm a autoestima mais
elevada? “Brincando a criança desenvolve potencialidades: ela compara,
analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua,
cria, deduz... Sua sociabilidade se desenvolve: ela faz amigos, aprende a
compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas
estabelecidas pelo grupo e a envolver-se nas atividades apenas pelo
prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos.
Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde
física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa
atividade lúdica.
É na magia do brinquedo que ela desenvolve a
autoestima, a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a
cooperação e o relacionamento interpessoal”, diz o professor Paçoca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário