domingo, 16 de fevereiro de 2014

Programa Brasil Alfabetizado abre inscrições para alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras

A Prefeitura Municipal de Tutóia está com inscrições abertas para alfabetizadores voluntários e tradutor-intérprete de libras interessados em participar do Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal. A parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) é voltada à integração de ações que promovam a erradicação do analfabetismo entre jovens, adultos e idosos trabalhando com acesso à cidadania através da educação.
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas a partir do dia 17 de março de 2014 das 08h às 13h, na
Secretaria Municipal de Educação com o Coordenador do Programa Gustavo Santos.

REQUISITOS
Os educadores interessados em participar do seletivo deverão entregar o currículo comprovado e atender aos critérios de acordo com o cargo pretendido.
O candidato à vaga de Alfabetizador Voluntário deverá, preferencialmente, ser professor das Redes Públicas de Ensino; ter formação de no mínimo, nível médio completo; experiência anterior em educação, preferencialmente, na área de jovens e adultos; e ter encaminhado no mínimo cinco alfabetizandos para matrícula em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O candidato à vaga de tradutor-intérprete de Libras deverá, preferencialmente, ser professor das Redes Públicas de Ensino; ter formação de no mínimo, nível médio completo; experiência anterior em educação, preferencialmente, na área de jovens e adultos; comprovar ter graduação em Letras/Libras Bacharelado ou certificado obtido por meio do Programa Nacional de Proficiência em Libras (Prolibras), apresentando a devida documentação.

SOBRE O PROGRAMA
O exercício 2012 do Programa Brasil Alfabetizado terá duração de oito meses, com carga horária semanal de 10 horas totalizando 320 horas ao final do programa.
As turmas deverão funcionar nas escolas, sendo que o horário para a realização da alfabetização voluntária não deverá coincidir com o turno de trabalho do professor ou pedagogo inscrito no programa.
A responsabilidade da formação das turmas dos alfabetizandos será dos alfabetizadores, que deverão trazer o cadastro de 20 alunos. Os alfabetizandos deverão ser jovens a partir de 15 anos, adultos, jovens e idosos não alfabetizados.

BOLSA
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pagará mensalmente e diretamente aos alfabetizadores das turmas e tradutor-intérprete de Libras do PBA o valor de R$ 400 e de R$ 600 para alfabetizador-coordenador de turmas.

Assessoria de Comunicação/SEMED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário