Dinâmica 1: Quem falou?
- Alunos reunidos em círculos;
- O professor sorteia um aluno que deve, por alguns instantes, retirar-se da sala;
- Três alunos apresentam frases verdadeiras e positivas a respeito do colega ausente;
- Anotar frases na lousa;
- O aluno é convidado a voltar, ler o que se encontra na lousa e tentar identificar os depoentes;
- Acertando ou não, estes não devem ser revelados;
- Outro aluno é escolhido para sair da sala e assim por diante;
-Encerramento: debate colhendo a impressão e construção das características mencionadas, assim como sua influencia no grupo.
É importante prever:
- Espaço para circulação livre dos alunos;
- Ajudante para conduzir e ficar com o aluno fora da sala de aula por alguns instantes;
- Bloco para escrever as frases e não usar a fala;
- Anotar o nome do aluno "cobaia", as frases, os depoentes e as respostas.
Dinâmica 2: Leilão
- Cada aluno isoladamente deve, em uma folha de papel, relacionar 3 atributos pessoais e/ou valores morais existentes e 3 desejados;
- Reunir grupos de 3 alunos para discutir suas opiniões;
- Cada grupo relaciona os fatores consensualmente mais utilizados;
- O professor desenvolve um debate comparando as posições apresentadas pelos grupos;
- Verifica se existem propostas e/ou sugestões sobre outros atributos ou valores.
É importante prever:
- Trazer pronta uma listagem de atributos pessoais e valores morais com definição;
- Digitar e imprimir os fatores em folha de cor amarela ou verde.
Dinâmica 3: Crachás
- Cada
aluno confecciona seu crachá escrevendo os seguintes itens: nome, gosto
de ser chamado de..., fico contente sempre que..., uma situação que me
deixa muito aborrecido é..., uma palavra que resume como gosto de ser
tratado é...;
- Os alunos devem circular por uns 10 min. pela sala com os crachás, para que os alunos possam ler as informações;
- Organizar um círculo de debates onde cada aluno possa falar um pouco
sobre si e sobre o outro, expresse sua impressão sobre a atividade e
revele suas descobertas;
É importante prever:
- Escrever na lousa os itens a serem respondidos;
- Distribuir a cartolina e a caneta colorida;
- Auxiliar para furar e colocar o barbante no crachá.
Fonte: Smarts Kids
Nenhum comentário:
Postar um comentário