Se
considerarmos que ensinar Matématica seja desenvolver o raciocínio
lógico, estimular o pensamento independente, desenvolver a criatividade,
desenvolver a capacidade de manejar situações reais e resolver
diferentes tipos de problemas, com certeza, teremos que partir em busca
de estratégias alternativas.
O
desenvolvimento do raciocinio lógico, da criatividade e do pensamento
independente, bem como da capacidade de resolver problemas, só é
possível através do ensino da Matemática se nos propusermos a realizar
um trabalho que vá ao encontro da realidade do nosso aluno onde seja
possível, através de diferentes recursos, propiciarmos um ambiente de
construção do conhecimneto.
Entre tais recursos, destacamos o uso de jogos.
Os jogos, ultimamente, vêm ganhando espaço dentro de nossas escolas,
numa tentativa de trazer o lúdico para dentro da sala de aula. A
pretensão da maioria dos professores com a sua utilização é a de tornar
as aulas mais agradáveis com o intuito de fazer com que a aprendizagem
torne-se algo fascinante. Além disso, as atividades lúdicas podem ser
consideradas como uma estratégia que estimula o racíocinio, levando o
aluno a enfrentar situações conflitantes relacionadas com o cotidiano.
Contudo,
muitas vezes ele é concebido apenas como um passa-tempo ou uma
brincadeira e não como uma atividade que pretende auxiliar o aluno a
pensar com clareza, desencolvendo sua criatividade e seu raciocinio
lógico. E, muito menos, como sendo um instrumento para a construção do
conhecimento matemático.
Assim,
devemos refletir sobre o que queremos alcançar com o jogo, pois, quando
bem elaborados, eles podem ser vistos como uma estratégia de ensino que
poderá atingir diferentes objetivos que variam desde o simples
treinamento, até a construção de um determinado conhecimento.
Fonte: Blog Brincando com a matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário