Com o objetivo de prevenir problemas na sala de aula, o professor deve procurar alterar essas condições pré-existentes. Algumas sugestões:
Criar um ambiente “seguro”, reduzindo o medo e o stress.
Aumentar a estrutura.
Estabelecer uma rotina previsível (são difíceis de se adaptarem a novas situações).
Ajustar os fatores ambientais (temperatura, iluminação, móveis, estímulos visuais etc.).
As regras, limites e procedimentos a serem seguidos devem ser claramente definidos, ensinados e praticados.
O ensino do sucesso de todos.
Estrutura as lições de modo a permitir participação ativa e resposta interessada.
Proporcionar mais escolhas e opção a fim de provocar interesse e motivação.
Proporcionar mais tempo e mais espaço; se necessário, mudar o tempo e o espaço.
Proporcionar ritmo adequado.
A supervisão deve ser mais freqüente.
Aumentar as oportunidades de movimentação física.
Ensinar estratégias de auto-controle (relaxamento, visualização, respiração profunda, resolução de problemas, auto-monitoramento).
Utilizar as estratégias de “cantinho para pensar”, “tempo para se acalmar”, “pausa para descanso”, como medida preventiva.
Utilizar tática de redirecionamento e preparar para as transições.
Trabalhar as dificuldades acadêmicas, sociais e comportamentais.
Proporcionar acomodações e adaptações segundo a necessidade.
Proporcionar maior encorajamento e retorno positivo.
Aumentar o número de dicas e incentivos, especialmente os “toques” visuais e sinais não verbais.
Usar voz calma, bem como uma tranqüila linguagem corporal - requisitar, redirecionar e corrigir de maneira eficiente e respeitosa
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