Pacto Nacional pela Alfabetização centra esforços
na formação de professores, colocando em questão o grau de responsabilidade dos
docentes nesse processo e as possibilidades de se alfabetizar na "idade
certa"
Carmen Guerreiro
No fim de fevereiro, o Senado Federal aprovou a medida provisória
586/2012, que oficializou a criação do Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa (Pnaic). O Pacto é um compromisso firmado entre os
governos federal, estadual e municipal para alfabetizar todas as
crianças matriculadas no ensino regular até os 8 anos de idade, ou ao
final do 3º ano do ensino fundamental - e conseguiu a adesão de mais de
90% dos municípios.
Desde que foi criado, em novembro de 2012, tudo relacionado ao Pnaic
tem avançado a toque de caixa: o plano é que, em dois anos, todos os
alfabetizadores recebam a formação continuada do programa e possam,
assim, mudar suas práticas para garantir que nenhuma criança avance para
o 4o ano sem estar alfabetizada. 'O Pacto é uma tentativa de cercar e
controlar melhor a alfabetização das crianças e, em termos de programa
de alfabetização, tem uma identidade própria', afirma Maria do Socorro
Nunes Macedo, professora da Universidade Federal de São João Del Rei
(UFSJ), e coordenadora do GT de Alfabetização, Leitura e Escrita da
Anped. Hoje, segundo o Ministério da Educação, em alguns estados mais de
40% das crianças que ingressam no 6º ano ainda são analfabetas.
Fonte: Revista Educação.
Assessoria de Comunicação/SEMED.
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