São espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE.
As sala possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos
de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos
alunos que são público alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE
no contraturno escolar.
A
organização e a administração deste espaço são de responsabilidade da
gestão escolar e o professor que atua neste serviço educacional deve ter
formação para o exercício do magistério de nível básico e conhecimentos
específicos de Educação Especial, adquiridos em cursos de
aperfeiçoamento e de especialização.
O que é o atendimento educacional especializado (AEE)?
O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação
especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de
acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos
alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).
O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é
necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se
como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades
escolares. São exemplos práticos de atendimento educacional
especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do
código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de
recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os
recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a
preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível,
entre outros.
O que é tecnologia assistiva e que relação ela tem com a Sala de Recursos Multifuncional ?
De acordo com a definição proposta pelo Comitê de Ajudas Técnicas
(CAT), tecnologia assistiva "é uma área do conhecimento, de
característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos,
metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a
funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com
deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua
autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (CAT,
2007)
A tecnologia assistiva é um
recurso ou uma estratégia utilizada para ampliar ou possibilitar a
execução de uma atividade necessária e pretendida por uma pessoa com
deficiência. Na perspectiva da educação inclusiva, a tecnologia
assistiva é voltada a favorecer a participação do aluno com deficiência
nas diversas atividades do cotidiano escolar, vinculadas aos objetivos
educacionais comuns. São exemplos de tecnologia assistiva na escola os
materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa,
os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para
mobilidade, localização, a sinalização, o mobiliário que atenda às
necessidades posturais, entre outros.
Como se organiza o serviço de tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva?
No atendimento educacional especializado, o professor fará, junto com o
aluno, a identificação das barreiras que ele enfrenta no contexto
educacional comum e que o impedem ou o limitam de participar dos
desafios de aprendizagem na escola. Identificando esses "problemas" e
também identificando as "habilidades do aluno", o professor pesquisará e
implementará recursos ou estratégias que o auxiliarão, promovendo ou
ampliando suas possibilidades de participação e atuação nas atividades,
nas relações, na comunicação e nos espaços da escola.
A sala de recursos multifuncional será o local apropriado para o aluno
aprender a utilização das ferramentas de tecnologia assistiva, tendo em
vista o desenvolvimento da autonomia. Não poderemos manter o recurso de
tecnologia assistiva exclusivamente na sala multifuncional para que
somente ali o aluno possa utilizá-lo.
A tecnologia assistiva encontra sentido quando segue com o aluno, no contexto escolar com
um,
apoiando a sua escolarização. Portanto, o trabalho na sala se destina a
avaliar a melhor alternativa de tecnologia assistiva, produzir material
para o aluno e encaminhar estes recursos e materiais produzidos, para
que eles sirvam ao aluno na escola comum, junto com a família e nos
demais espaços que frequenta.
ESCOLAS NO MUNICIPIO DE TUTÓIA ONDE JÁ POSSUEM AS SALAS DE RECURSOS - AEE
- SAO JUDAS TADEU
- ALMEIDA GALHARDO
- CASTELO BRANCO
- SERIEMA
- JARDIM SANTA ROSA
- LAGOA GRANDE DOS CABRINHAS
Fonte: CPD
Assessoria de Comunicação/SEMED.
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