segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dinâmicas para fazer com os alunos

Dinâmica 1: Quem falou?
- Alunos reunidos em círculos; 
- O professor sorteia um aluno que deve, por alguns instantes, retirar-se da sala;
- Três alunos apresentam frases verdadeiras e positivas a respeito do colega ausente;
- Anotar frases na lousa; 
- O aluno é convidado a voltar, ler o que se encontra na lousa e tentar identificar os depoentes;
- Acertando ou não, estes não devem ser revelados; 
- Outro aluno é escolhido para sair da sala e assim por diante; 
-Encerramento: debate colhendo a impressão e construção das características mencionadas, assim como sua influencia no grupo.

É importante prever:
- Espaço para circulação livre dos alunos; 
- Ajudante para conduzir e ficar com o aluno fora da sala de aula por alguns instantes;
- Bloco para escrever as frases e não usar a fala; 
- Anotar o nome do aluno "cobaia", as frases, os depoentes e as respostas.


Dinâmica 2: Leilão

- Cada aluno isoladamente deve, em uma folha de papel, relacionar 3 atributos pessoais e/ou  valores morais existentes e 3 desejados; 
- Reunir grupos de 3 alunos para discutir suas opiniões; 
- Cada grupo relaciona os fatores consensualmente mais utilizados;
 - O professor desenvolve um debate comparando as posições apresentadas pelos grupos; 
- Verifica se existem propostas e/ou sugestões sobre outros atributos ou valores.

É importante prever:
- Trazer pronta uma listagem de atributos pessoais e valores morais com definição; 
- Digitar e imprimir os fatores em folha de cor amarela ou verde.


Dinâmica 3: Crachás

- Cada aluno confecciona seu crachá escrevendo os seguintes itens: nome, gosto de ser chamado de..., fico contente sempre que..., uma situação que me deixa muito aborrecido é..., uma palavra que resume como gosto de ser tratado é...; 
- Os alunos devem circular por uns 10 min. pela sala com os crachás, para que os alunos possam ler as informações; 
- Organizar um círculo de debates onde cada aluno possa falar um pouco sobre si e sobre o outro, expresse sua impressão sobre a atividade e revele suas descobertas;

É importante prever:



- Escrever na lousa os itens a serem respondidos; 
- Distribuir a cartolina e a caneta colorida; 
- Auxiliar para furar e colocar o barbante no crachá.


Fonte: Smarts Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário