domingo, 20 de setembro de 2015

VISÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA PROERD



O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) contribui com o desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente e facilita as relações inter e intra pessoal dos adultos que dele participam.
Os currículos Proerd contém lições com objetivos bem definidos de acordo com cada faixa etária, atendendo desde a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 5º Ano, Adolescentes (7º ano), Ensino Médio (não desenvolvido no Brasil) e o Currículo de Pais e ou responsáveis pela educação de crianças e adolescentes.
O Currículo Infantil é destinado às crianças na faixa etária de 5 a 9 anos de idade cronológica com o objetivo de desenvolver as primeiras noções de cidadania, segurança pessoal e de práticas saudáveis à saúde física e mental das crianças. Neste currículo não se fala diretamente, em drogas, com as crianças.
O Currículo Educacional para Crianças foi elaborado especialmente para atender às necessidades das crianças na faixa etária de 10 anos, é aplicado no 5º ano do Ensino Fundamental. Este currículo preocupa-se com o nível de aprendizagem individual, pois sabe-se que cada criança tem o seu tempo próprio para aprender. As 10 (dez) aulas são distribuídas em dez encontros sendo uma aula de 45 minutos por semana com informações sobre algumas drogas licitas e ilícitas e os malefícios que elas causam ao físico e à mente.
O currículo do 5º ano traz também uma lição que trabalha as “Bases da Amizade”, que tem como objetivo geral proporcionar aos alunos a reflexão sobre algumas situações em que supostamente teriam de tomar decisões em relação aos amigos.
Este currículo tem lições suplementares que tratam do “Bullying” e “Conversa em Família”.
A Lição complementar “Prevenção contra o Bullying” tem como objetivo geral, fortalecer a criança, por meio de estratégias específicas para se posicionar contra as violências físicas, emocionais e psicológicas.
O Bullying é resultado de uma relação interpessoal em desequilíbrio. Portanto, deve-se cuidar dos dois lados envolvidos - existe um problema de autoestima a ser trabalhado, tanto em relação ao agressor quanto ao agredido. A escola deve ser parceira dos pais do aluno que é vítima de Bullying e também daquele que é entendido como agressor. O ideal é aproximar as duas famílias de modo a envolvê-las na solução do problema. Assim todos se sentirão vencedores nesta situação. O Bullying pode acontecer não apenas no ambiente escolar, mas também em casa e no bairro. A criança e o adolescente podem não ser aceito pela turma por se recusar a beber ou fumar. Uma das estratégias fundamentais na luta contra essa forma de violência é a confiança do agredido, em seus pais, na escola e os pais discutirem a situação com a escola quando isto ocorrer dentro da escola ou fora dela, envolvendo seus alunos.
A Lição Suplementar “Conversa em Família” tem o objetivo de propiciar a aproximação entre os pais e a criança, traduzindo-se numa relação adequada à reflexão sobre a importância da família e de suas regras e o compartilhamento dos sentimentos e dúvidas da criança nos momentos de tomada de decisão.
O Currículo do 7º Ano destina-se aos adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. As lições desse currículo têm como objetivo central desenvolver nos adolescentes as habilidades necessárias para usarem as estratégias de resistência frente à oferta de drogas e à outras situações de risco.
Tanto o currículo do 5º ano como o do 7º ano têm 10 (dez) aulas que são distribuídas em dez encontros semanais. Cada aula é de 45 minutos. Na décima aula realiza-se a Formatura com premiação das redações destaques sobre o tema Proerd. Neste evento, a escola e o instrutor proerd podem convidar autoridades locais, pais e outros que desejarem. Os alunos que participaram satisfatoriamente recebem o Certificado Proerd onde prometem ficar longe das drogas.
O Currículo Educacional para o Ensino Médio destina-se aos jovens na faixa etária de 15 a 18 anos de idade cronológica ou mental. É aplicado preferencialmente no 1º ano. O objetivo geral desse currículo é reafirmar as estratégias de resistência às drogas, onde os adolescentes fazem reflexões sobre seu autoconhecimento, facilitando assim, seu controle emocional para a tomada de decisões positivas.
O Currículo Educacional para Pais destina-se aos pais e/ou responsáveis pela educação de crianças e adolescentes. Tem a carga horária de 10 horas distribuídas em cinco encontros de duas horas cada. Tem como objetivo a troca de experiências e informações que viabilizem atitudes positivas frente aos problemas relacionados às drogas e à violência entre crianças e adolescentes.

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