Os
contos de fadas são fundamentais para a formação da personalidade da criança.
Num mundo
em constante movimento, os contos oferecem uma estrutura intacta que se
transmite de pai para filho no decorrer dos séculos.
Essa
estrutura das histórias que começa com “Era uma vez” e termina com” e foram
felizes para sempre” transmite á criança grande segurança emocional.
Segundo
a professora de psicologia da educação da PUC, Neide Saisi, respondem às
necessidades, angústias, medos da criança e, de forma inconsciente explicam a
realidade.
De
acordo com Piaget, as crianças adquirem valores morais não só por
internalizá-los ou observá-los de fora, mas por construí-los interiormente
através da interação com o meio ambiente. Nesta fase, ouvir histórias
(principalmente os contos), entre outras atividades, é possibilidade real de
desenvolvimento e aprendizagem.
Os contos
de fada possibilitam a formação da criança quando ela tenta elaborar dentro de
si seus medos, inseguranças, raivas, rivalidades, inferioridades e outros
sentimentos.
Ela percebe,
dentre outras coisas, que a realidade pode ser transformada e que depende de
sua atitude e sua coragem a resolução de conflitos
Portanto,
ao ler ou contar um conto de fadas na sala de aula, a professora contribui para
o desenvolvimento da atenção, imaginação, criatividade, afetividade e
desenvolvimento intelectual de seus alunos, além de ser importante instrumento
de alfabetização.
(BETTELHEIM,
Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2004.).
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