Antes
de apresentar os numerais para as crianças, é preciso desenvolver com
elas a noção de quantidade e para isso na Ed. Infantil é fundamental que
a criança tenha o apoio de material concreto, jogos e cantigas para a
construção do conceito de número e numeral.
Os
numerais devem ser introduzidos aos poucos, respeitando o tempo de cada
um, para que eles se apropriem desse aprendizado e construam o seu
conhecimento. A matemática já está presente no dia-a-dia da criança,no
momento que contam os primeiros passinhos,mostram a sua idade,ao cantar
musiquinhas (1,2 feijão com arroz;1,2,3 indiozinhos;etc).
O
ensino e aprendizagem das crianças é um processo que demanda atenção e
cuidado, além da percepção da modalidade de aprendizagem e da
singularidade de cada um. O Educador precisa oferecer conteúdos
selecionados e adequados e que sejam realmente significativos para a
construção do conhecimento em todas as áreas.
Antes de conhecer os numerais é importante trabalhar as quantidades, na contagem diária:
*Disponibilize tampinhas e palitos; Esse material auxilia a criança na contagem numérica até que ela tenha segurança;
*Fale um numeral de cada vez e associe-o a quantidade de palitos ou tampinhas;
*Explore o esquema corporal com perguntas do tipo:
-Quantas orelhas temos?
-Quantas bocas?
-Quantos dedinhos em cada mão?
*Aproveite as situações do dia-a-dia e explore as noções de quantidade. Exemplo:
-Organize as crianças em duas filas (meninas e meninos),pergunte onde tem mais crianças?E menos?
-Que dia é hoje?Quantos dias faltam para acabar o mês? Quantos dias não tivemos aula?
*Distribua
as tampinhas ou palitos para as crianças. Mostre a ficha de um numeral e
peça que formem grupos. A cada formação conte em voz alta, junto com a
turma a quantidade de elementos do grupo formado.
Jogo que ajuda a relacionar a quantidade ao numeral |
Após
trabalhar as quantidades, é hora de apresentar os numerais. Desenvolva
atividades para que os alunos possam atribuir um nome a cada quantidade,
fazendo as associações pertinentes.
*Realize
diversas vezes o traçado grande e legível de cada numeral pausadamente.
Aproveite os momentos da necessidade de escrita dos números:
calendário, contagem dos alunos presentes,etc.
*Faça
o desenho dos numerais no chão, usando barbante ou giz e peça para que
as crianças passem por cima deles seguindo o traçado correto do numeral;
*Recorte os numerais em EVA, lixa ou outra textura, coloque em cartelas e peça que passem os dedinhos no numeral, seguindo a direção da escrita;
*Confeccione um álbum dos números;
No
início é normal as crianças escreverem espelhado(ao contrário),com as
atividades diárias eles se acostumam e interiorizam a escrita correta do
numeral.
Atenção!
Número: é a idéia de quantidade que vem à mente ao contar,ordenar e medir.
Numeral: é a representação de um número.
Algarismo: é o símbolo numérico de um sistema usado para escrever os números.
Fonte: Blogdaprofessoramelissa.
Acabei de ter um monte de ideias sobre como construir com as crianças joguinhos parecidos. Obrigada pela dica.
ResponderExcluir