terça-feira, 14 de maio de 2013

Provas das Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

    A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo:-Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
-Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
-Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
  -Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
-Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
-Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
     Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. 
    Em 2012, cerca de 19,1 milhões de alunos se inscreveram na competição e 99,4% dos municípios brasileiros estiveram representados.
   Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
      A Olimpiada Brasileira de Matemática se divide em duas fases:
1ª Fase: Aplicação da prova objetiva, de 20 questões, diferenciada por níveis em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.
2ª Fase: Prova discursiva contendo de seis e oito questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP. Participam dessa fase apenas os alunos selecionados pelas escolas, segundo os critérios descritos no Regulamento.

Provas da 1ª Fase Provas da 2ª Fase
Local Em todas as escolas inscritas Centros de Aplicação de provas (a ser divulgado)
Público Todos os inscritos Alunos classificados - aproximadamente 5%
Correção Professores das próprias escolas Correção Reginal
Equipe de professores designada pela OBMEP

Correção Nacional
Recorreção de provas com vistas à premiação

Assessoria de Comunicação/SEMED.

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