quarta-feira, 19 de junho de 2013

Prefeitura de Tutóia participa da Capacitação do Brasil Transparente

As unidades regionais da CGU no Maranhão e no Piauí realizaram a  capacitação conjunta nos dias 18 e 19 de junho no município de Tutóia-MA.


A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Poder Executivo Federal responsável, entre outras funções, por fazer auditorias e fiscalizações para verificar como o dinheiro público está sendo aplicado.
Essa atribuição é exercida pela CGU por meio da sua Secretaria Federal de Controle Interno, área responsável por avaliar a execução dos orçamentos da União, fiscalizar a implementação dos programas de governo e fazer auditorias sobre a gestão dos recursos públicos federais sob a responsabilidade de órgãos e entidades públicos e privados, entre outras funções.


Tutóia faz fronteira com o estado do Piauí, estado que terá a participação de 11 dos 28 municípios a serem capacitados.
A atividade, que vai reunir mais de 120 servidores dos 28 municípios, foi a forma encontrada pelas equipes do Núcleo de Ações de Prevenção (NAPs) de ambas as regionais da CGU de maximizar as ações. “Dessa forma, poderemos alcançar mais municípios, com menos recursos”, ressalta Wellinton Resende, membro do NAP do Maranhão.


Além da economia de recursos, a similaridade dos problemas dos municípios, que são geograficamente próximos, é uma vantagem adicional na busca de soluções, ressalta ainda Wellinton. No estado do Maranhão 18 municípios já aderiram ao Brasil Transparente. O perfil dos escalados para a capacitação é de prefeitos, controladores internos, responsáveis pela manutenção de portal da transparência e técnicos na área de tecnologia da informação dos municípios.


As cidades que serão capacitadas do estado do Piauí aderiram ao Programa na semana de 3 a 7 de junho. “Foi extremamente gratificante: visitamos 11 municípios e 10 aderiram imediatamente ao Brasil Transparente”, explica Conceição Angélica, servidora lotada no NAP da CGU do Piauí. Foram mais de dois mil quilômetros percorridos, em cinco dias, em visitas à prefeituras. No total, 12 municípios do Piauí mais a Controladoria-Geral do Estado já aderiram ao programa.


Além dos quatro servidores dos NAPs, também auxiliarão nas capacitações o secretário do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Alexandre Caminha, o procurador da Advocacia-Geral da União no Maranhão, Ivo Miranda; e um representante da Promotoria de Justiça da Comarca de Tutóia.



Municípios do Maranhão a serem capacitados:
Tutóia, Paulino Neves, Santana do Maranhão, Água Doce, Araioses, Magalhães de Almeida, São Bernardo, Santa Quitéria, Milagres do Maranhão, Brejo, Anapurus, Mata Roma, Chapadinha, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Belágua, Buriti.

Municípios do Piauí a serem capacitados:
Parnaíba, Ilha Grande, Luiz Correia, Cajueiro da Praia, Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves e Murici dos Portelas e Caraúbas.



Assessoria de Comunicação/SEMED.

Um comentário:

  1. Deviam ter anunciado antes de iniciar...assim a população participaria

    ResponderExcluir