terça-feira, 31 de maio de 2016

Projeto O mundo mágico da leitura da Escola Francisco Leonardo

Sabe-se que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente com a leitura de imagens, observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita. 
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “Uma viagem pelo mundo mágico da Leitura”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.
objetivo do Projeto é estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto pela leitura.















Alunos do IFMA realizam avaliações presenciais

No último dia 28/05 os alunos do IFMA/PoloTutoia realizaram avaliação presencial, aulas presenciais e  web conferência de informática para internet.
O IFMA mantém, em seu processo de EaD, a tutoria à distância e a tutoria presencial, adotando portanto, o tipo bimodal de tutoria. Essas duas unidades contam com tutores denominados: tutor à distância e tutor presencial.
O tutor presencial atua no polo e acompanha, no máximo 25 alunos. Já o tutor à distância atua nas dependências do IFMA e acompanha, no máximo 50 alunos. 








sexta-feira, 27 de maio de 2016

Combate ao mosquito aesdes aegypti é tema trabalhado nas Escolas do Municipio de Tutoia

Na última quarta-feira 25/05 foi realizado na Escola Expedito Baquil, com seus alunos e os alunos da Escola Petronilia Melo Araújo as apresentações de atividades pedagógicas, relacionadas ao nosso projeto Eu posso combater o mosquito Aedes Aegypti. Sabemos que uma andorinha só não faz verão, mas faz a diferença, portanto vamos fazer nossa parte, limpando nossas casas, não deixando água parada, tampando nossa caixa dágua entre outros.
O Projeto visa motivar os alunos e toda comunidade nos cuidados simples que cada um pode fazer em casa, oportunizando aos educandos as informações importantes para o combate ao AEDES AEGYPTI. Promovendo ações práticas ao combate do mosquito e de conscientizando à comunidade, com passeatas pelas ruas do bairro. 
No dia 08/06 iremos culminar com uma mobilização em nossa comunidade, teremos a presença da enfermeira da comunidade e dos Agentes de saúde.
Não é possível transformar um deserto em um jardim florido em apenas um dia, mas você pode semear as sementes e regar com a água do conhecimento, prazer e do amor e assim transformá-lo pouco a pouco. Agradeço a Deus por tudo e Obrigada à todos que se empenharam, para que esse evento acontecesse da forma como havíamos planejado . É uma caminhada árdua, porém, gratificante. Comentou a Gestora Ana Cecilia.