Aconteceu nesta sexta-feira as 08:00h da manhã na Secretaria Municipal de Educação a abertura do Projeto JETS que tem como coordenador o Professor Orleans Pedro da Silva Castro, atual coordenador de Educação Física do Município de Tutóia e total apoio da Secretaria Municipal de Educação Daisy Baquil e todos os funcionários da Secretaria Municipal de Educação.
Entenda o Projeto:
Entenda o Projeto:
1-INTRODUÇÃO:
Com a Carta Internacional de
Educação Física e Esportes (UNESCO/78), as práticas esportivas passaram a ser
entendidas como “direito de todos”, e nesta perspectiva, a favor de valores
sociais, o esporte vem a ser correspondido por meio das manifestações:
•
Esporte educação ou educacional;
•
Esporte participação ou lazer, e;
•
Esporte performance ou de rendimento.
A partir de então, diversas
modificações foram apresentadas pelas estâncias superiores sempre centrados na
perspectiva de rendimento e do resultado, baseando-se em princípios
sócioeducativos da participação, cooperação, coeducação, corresponsabilidade e
integração, o que configuram a base filosófica.
O esporte como valores sociais e
como meio de educação, é um movimento recente ainda no Brasil. A realidade que
o esporte mundial tem vivido com a excitação do mercantilismo, com a violência
presente em todas as formas de manifestações do esporte, a intensificação de
ilícitos como o doping, e a busca de valorização do meio ambiente, projetam a
necessidade de se difundir uma ética e uma prática renovada para o esporte, que
viesse a influenciar a sociedade de uma forma em geral.
A contribuição para a reorientação
dos momentos de lazer através do oferecimento de atividades recreativas e
esportivas, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de habilidades,
hábitos, valores, atitudes e conhecimentos, irá proporcionar sensações
diversas, como: prazer, liberdade, descanso, transgredindo possibilidades e
limites, não objetivando a formação de atletas e sim, desenvolver ações com
caráter inter e multidisciplinar, de forma a viabilizar o acesso às práticas
corporais de lazer, diversificando as intervenções e democratizando o acesso.
A intervenção proposta
neste projeto contribui para a ampliação do universo social e cultural das
comunidades participantes, permitindo descobrir a identidade das pessoas,
reavaliar os pressupostos de cidadania, colaborando assim para a elaboração de
políticas sociais mais evidentes, onde o lazer possa se dar de maneira efetiva
no cotidiano dessas comunidades, andando lado a lado com as outras esferas de
atuação dos indivíduos.
2-JUSTIFICATIVA:
Não temos
nas nossas escolas um local para práticas de modalidades de atletismo e nem
temos tradição nessas esportividades, mas com essa miniolimpíada nossos alunos
passarão a conhecer e participar do atletismo e assim tomar interesse por essas
competições de pouca prática na cidade e região, entretanto, outras práticas
como futsal, voleibol, vôlei de praia, beach soccer e futebol de campo já
existem em nossa cidade fazendo parte do desenvolver geral de nossos
esportistas além de entrar em um ambiente escolar e promover hábitos saudáveis
para nossos alunos.
3- OBJETIVO GERAL:
O objetivo
da ação é diminuir a evasão escolar e melhorar o desempenho pedagógico e
disciplinar dos alunos, promover a inclusão da modalidade atletismo nas
escolas, ocasionando também a integração entre escola e comunidade,
reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si
próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, sociais ou
sexuais.
4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Reconhecer e tratar o lazer como
direito social;
Ø Desenvolver atividades de lazer à
população, priorizando àquelas em situação de vulnerabilidade social;
Ø Promoção de um intercâmbio
sóciocultural e integração entre comunidades vizinhas;
Ø Erradicar toda forma de trabalho
infantil ou atividade insalubre que possa denegrir a criança;
Ø Conhecer, valorizar, apreciar e
desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes
em jogos competitivos.
Ø Conhecer algumas de nossas
possibilidades e limitações corporais de forma que possamos estabelecer metas
pessoais.
5- METODOLOGIA:
Ø Convidar as escolas do município
e seus respectivos alunos e atletas.
Ø Incluir as modalidades do projeto
atleta na escola no projeto aqui mencionado.
Ø Reunir os gestores e educadores e
apresentar o projeto no seu conteúdo global para que de tal modo tomem
conhecimento de todas as ações do referido projeto.
Ø As escolas participantes serão
divididas por polos e chaves, para facilitar a competição, locomoção e
alojamentos dos atletas.
Ø As competições serão realizadas
respeitando-se a idade das crianças participantes, com regras adaptadas para o
evento.
Ø O evento deverá se realizar em um
primeiro momento nas comunidades polo e posteriormente na sede do município.
Ø O evento no seu primeiro momento
se realizará em dois ou três finais de semanas.
Ø Depois das escolas encontrarem-se
classificadas por polos, se juntarão às escolas da sede do município para a
fase final do evento.
Ø A fase final do evento se
realizara em Tutóia sede do município com todas as escolas classificadas em um
prazo de uma semana, semana esta que será discutida pelos gestores e a organização
do evento para acharem uma data que favoreça o desenvolvimento do trabalho e
não interfira no ano letivo.
6- RECURSOS HUMANOS:
Ø Todos os gestores e educadores do
município de Tutóia deverão se envolver nesse projeto.
Ø Os servidores da Secretaria de
Educação (office-boys).
Ø Os funcionários das secretarias
de esporte e cultura do município
7- RECURSOS MATERIAIS:
Ø Kits de materiais para aula
prática de educação física.
Ø Galões de tintas para demarcação
das pistas de atletismo.
Ø Fechamento de uma das vias
asfaltada da Avenida Paulino Neves para a disputa das provas de corridas.
Ø Uma caixa de areia para saltos
Ø Cronômetros.
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PRODUTOS
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01
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Bola fut. campo adulto Nike 5 CBF menor
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01
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Bola futsal adulto penalty storm
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01
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Bola de voleibol praia adulto trainninq
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01
|
Kit com cartões e apitos
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15
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Bambolês
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01
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Bola de futsal infantil matis
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02
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Troféus
(campeão e vice-campeão) da modalidade.
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02
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Troféus
(Campeão e Vice-campeão) Geral dos Jogos.
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28
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TOTAL
KITs
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Assessoria de Comunicação/SEMED.
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