Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo
encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da escola, seja
através dos clássicos infantis, contos, lendas, anedotas, quadrinhos,
dentre vários outros.
Para isso, é fundamental que os professores sejam os
elementos de ligação entre os alunos e os livros, ao mundo do
faz-de-conta, pois estes ampliam o potencial imaginativo da criança,
tornando-a mais criativa.
Existem várias formas de incentivar a criança a
gostar de ler, bem como a criar o hábito de leitura. Ser um bom contador
de histórias é uma dessas formas, pois as crianças se encantam com o
professor, com a entonação de sua voz, os gestos que faz, as caras e
bocas, os risos ou choros, enfim, tudo aquilo que traz emoção para o
momento. E mais tarde tentam imitá-lo agindo da mesma forma.
Entretanto, a leitura não deve ser somente para o
prazer, mas com o objetivo de promover a capacidade reflexiva e crítica,
o que acontece quando o professor abre espaço para discussões após a
mesma, dando oportunidade dos alunos darem suas opiniões, elogiando ou
não o livro, repensando suas ideias acerca do tema abordado, ou até
mesmo mudando o final da história.
Crianças concentradas nos livros literários
Outra forma, considerável, de se incentivar a leitura
é levar os alunos a fazerem uma visita semanal à biblioteca da escola,
tendo estes o direito de livre escolha dos livros. É bom que o professor
determine um tempo para ficarem no local; um horário de cinquenta
minutos, por exemplo, dará para fazer a leitura de vários textos.
Voltando para a sala de aula, cada aluno poderá fazer
um desenho ou um resumo, a fim de registrar e demonstrar o que foi
lido, bem como a forma que compreendeu a história.
Brincar com teatro, fantasias, buscando a
representação dos textos lidos também é uma excelente forma de
incentivar a leitura, pois o aluno percebe que para simular precisa ter
um texto, uma história em mente. Além disso, o teatro é uma forma
prazerosa de se aprender, promove descontração e muita troca de
conhecimento.
E não precisam fazer a representação apenas de
histórias, mas de filmes, conteúdos de outras disciplinas, fatos do
cotidiano, etc.
O importante é que a escola abra espaço para esse
tipo de trabalho e que os professores incentive-os sempre, visando o
aumento do vocabulário, a riqueza de idéias, a desinibição, a constituir
uma fala desenvolta e a ficar mais próximos dos acontecimentos sociais.
Fonte: Brasil Escola.
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