quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Brincou, guardou!


Não deixe que a bagunça das crianças domine a casa

Além da adaptação da casa para a chegada dos bebês, depois que os filhos nascem a casa nunca mais foi tão organizada como antes, não é verdade?
Crianças precisam brincar com tranquilidade e liberdade, mas é possível sim impor limites para que as coisas não saiam do controle. Assim como em todos os pontos da educação infantil, o bom exemplo dos pais é fundamental.
Introduzir os conceitos de organização através do exemplo é realmente válido. Quando a criança cresce um pouco, por volta dos 4 anos, já é possível arrumar o armários com os filhos ao lado, por exemplo. 

Brincou, guardou.

Você não precisa se preocupar com a bagunça durante a brincadeira se ensinar seu filho a guardar tudo depois que terminar. Quando perceber os primeiros sinais de cansaço, vale interromper para que ainda haja disposição para organizar o material. Também evite frases como “você não vai deixar essa bagunça” e substitua por “arrume tudo antes de sair”.
Com os materiais escolares não é diferente. Procure a melhor forma de organizar todos os itens escolares e deixe que a criança participe. A desorganização nesse quesito pode desestimular seu filho a realizar as tarefas e até perder a vontade de ir a escola.
Não se esqueça de incentivar e até recompensar seu filho pelo bom comportamento quando dor possível e adequado.  

Clínica Infantil Reibscheid


Nenhum comentário:

Postar um comentário