quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ter um amigo imaginário é normal

Estudos mostram que até 65% das crianças têm um amigo imaginário durante a infância

Se seu filho insiste em conversas imaginárias com alguém que você não vê, fique tranquilo. Não é alucinação e nem mediunidade, apenas uma criança usando a imaginação. Uma pesquisa do Instituto da Educação em Londres descobriu que cerca de 65% das crianças tiveram amigos imaginários.
A pesquisa revelou ainda que esses amigos invisíveis tornam as crianças mais confiantes e articuladas. Essa brincadeira pode começar a partir dos 3 anos e são normais até os 7 ou 8 anos de idade, no máximo. Ultrapassado esse período, observe a maturidade do seu filho e, se for o caso, procure um especialista.
O importante nessa fase é deixa-los em paz e só participar da brincadeira se for convidado. A criança sabe que o amigo é fruto de sua imaginação. Então, não adianta fingir que também está vendo, ok? Essa atitude pode deixa-la confusa. Dizer que aquilo é mentira ou besteira, também é uma agressão. O melhor a fazer é agir com naturalidade.
Essa pode ser a forma que as crianças encontram de entender como é ter um amigo de verdade. Por meio da brincadeira, elas aprendem sobre o mundo dos adultos e se colocam no lugar do outro, conhecendo diferentes pontos de vista.
Além disso, ao criar um amigo só para ela, a criança fica no controle da situação, poder que ela não tem em outras ocasiões. É nessa brincadeira que ela abre portas para dividir seus sentimentos de raiva, tristeza e angústia. Tudo muito saudável. Curta essa fase.


Fonte: Clínica Infantil Reibscheid


Nenhum comentário:

Postar um comentário