sábado, 14 de setembro de 2013

PROJETO DE AÇÃO DA ESCOLA A. J. NEVES RODRIGUES COM O TEMA NOSSA AÇÃO PELA ESCOLA SUSTENTÁVEL

            
            A Unidade Integrada Antonio José Neves Rodrigues iniciou suas atividades no dia 12 de agosto com uma reunião com os professores do 6º ao 9º ano, alunos e pais onde o Gestor Marcos Antonio Silva da Hora apresentou, através de slides, a IV Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente. Nesta ocasião escolheram o componente Terra pra ser trabalhado, foram nomeados os Professores Marcos da Silva Belo e Vilson Ramos da Silva, ambos biólogos, como coordenadores do Projeto e o Professor Laércio Amorim Mendes como relator. Os professores escolheram suas salas e foram orientados a levarem aos alunos o tema da pesquisa bibliográfica: “O calor ambiente e suas consequências” e acompanhar os mesmos no desenvolvimento das pesquisas.


         Na primeira semana os alunos produziram os materiais de divulgação do projeto e realizaram a entrevista no entorno da escola com a seguinte pergunta: Como você acha que pode contribuir para a redução do calor na escola? As sugestões de resposta foram as seguintes: 1- Plantando árvores no terreno da escola; 2- Conservar a flora no entorno da escola; 3- Reduzir o consumo de energia elétrica; 4- Utilizar estratégias de ventilação natural. Foram entrevistadas 270 pessoas e o resultado da entrevista foi o seguinte: 30% marcaram a opção 1, 40% a opção 4, 20% a opção 2 e 10% a opção 3.

           Na segunda semana os professores realizaram palestras sobre os subtemas trabalhados no projeto e os alunos fizeram um trabalho de sensibilização visitando as residências e passaram informações sobre sustentabilidade, erosão, reciclagem e compostagem.
                  Na terceira semana as palestras e visitas foram intensificadas. Foram realizados três dias de oficinas (27, 28 e 29) para confecção dos trabalhos que serão apresentados na conferência. No dia 28 os professores reuniram-se para compilar e tabular os dados da entrevista com o resultado acima citado. E na ocasião foi feito o relatório escrito e a montagem dos slides de apresentação da conferência que será realizada no dia 29. 

          Por volta das 17h30min do dia 29 de agosto de 2013, o gestor deu  início à 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, cujo tema são os quatro elementos (água, terra, fogo e ar), em seguida passando a palavra para o Coordenador do Projeto Marcos da Silva Belo, que explica aos espectadores a importância do projeto, frisando seu âmbito nacional e a justificativa para a escolha do tema TERRA pela U.I. Antonio Jose Neves Rodrigues, que, dentre outras, merece destaque a questão da sustentabilidade, da poluição da terra e o uso adequado dos recursos naturais. Dando sequência à pauta, o orador se refere aos objetivos do projeto, dentre eles a conscientização dos envolvidos, como alunos, professores e, principalmente, a comunidade.


Em seguida, o professor Marcos da Silva Belo passa a palavra ao prof. Vilson Ramos, que fala do papel da escola, do poder público, das leis e das consequências do mau uso da terra e propõe saídas para um melhor aproveitamento, como a reciclagem.

É apresentado o primeiro tema: reciclagem. Sob orientação dos professores Francisco Denes e Marcos Belo, as turmas do 6º ano “B” e 8º ano “A” expõem cartazes, uma maquete de casa construída com latinhas de refrigerantes, carinhos construídos de garrafa pet e fazem leitura de textos e comentários acerca do tema finalizando com a amostragem dos tipos de lixeiras usadas no processo de recolhimento seletivo do lixo a ser reciclado: plástico, papel, vidro e alumínio.

A turma do 7º ano “A” apresenta poesias e cartazes sobre a terra (poluição e desmatamento), orientada pela prof.º Laércio. Dando continuidade, alunos do 6º ano “A”, auxiliados pela profª. Lúcia Silva, apresentam e leem cartazes sobre a erosão e finalizam mostrando fotos de erosões locais colhidas numa pesquisa de campo. Os alunos do 9º ano “B” iniciam a apresentação de cartazes que também versam sobre o tema erosão sob coordenação do prof. Josafá. A prof.ª Maria do Carmo inicia a apresentação do 7º ano “B”, onde os alunos demonstram como criar um ambiente sustentável. O professor José Nilson juntamente com a turma da 4º Ciclo da EJA exibem cartazes sobre sustentabilidade.

Finalizando as apresentações, o 8º ano “B”, conduzido pelo prof. Jone Torres, e o 9º ano “A”, orientados pelo prof. Vilson, apresentam o tema compostagem, utilizando compoteira e descrevendo seu processo desde a preparação do solo até o plantil.

Foi eleita Brenda do Vale aluna do 7º ano “A” como Delegada e Elenice Alves Gomes do 7º ano “B” como vice Delegada da IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE.

Assessoria de Comunicação-SEMED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário