terça-feira, 10 de setembro de 2013

PROJETO DE AÇÃO DAS ESCOLAS U. I.SÃO BENEDITO E U. I. SÃO SEBASTIÃO


Aos nove dias do mês de agosto do ano de dois mil treze (2013) em uma sexta-feira, às 14:00 horas foram dados início a primeira reunião do projeto de ação das escolas; a mesma foi realizada em uma da sala da Unidade Integrada São Benedito, onde fizeram-se presente os professores: Josueliton Ferreira da Silva, Milena, Rocha da Silva, Roberta da Silva Vieira, Vanessa Conceição da Silva, Claudimira Messias da Silva, Ernande Alves felix, Fernando Henrique Cabral Ramos, José de Ribamar Ferreira da Silva, Josilene Sousa da Silva, Maria da Conceição Silva Felix, Géssima de Sousa Silva, onde também se fizeram presentes os professores da Unidade Integrada São Sebastião, foram eles: Francisco Pedro Ferreira de Caldas, Madalena Nascimento dos Santos, Francisco Teixeira de Melo, Vilmara Pereira da Silva, Eliete Silva da Rocha, Marilene Felix da Silva, Franciane de Melo Cruz, Francisca Feitosa da Silva, José Domingos Araújo Escórcio e Maria da Conceição da Luz Caldas. A reunião foi iníciada com uma pequena palestra feita pelo professor e gestor Francisco Pedro Ferreira de Caldas, e teve como objetivo a escolha do tema do projeto, onde foi escolhido o tema “Água”. Sendo o mesmo aprovado por todos presentes. Em seguida foi feita a escolha da comissão, a qual ficou com os seguintes membros: Josueliton Ferreira da Silva, Francisco Pedro Ferreira de Caldas, José Diniz da Silva, Walter Lima da Silva; os quais foram votados e aprovados por todos presentes. Não havendo mas nada a tratar nesse dia, a reunião foi encerrada às dezesseis horas e vinte minutos 16:20. 
          Aos dezesseis dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze (2013), também em uma sexta-feira, às quatorze horas e trinta minutos 14:30, a comissão escolhida na reunião anterior reuniu-se novamente com: professores, alunos e pais, com o proposito de formar equipes para está na frente do projeto de ação das escolas, onde as mesmas foram nomeadas como: Equipe de Mídia, Equipe de Campo, Equipe Pedagógica e Equipe de Pesquisa. Terminando assim a formação das equipes sendo votado e aprovado por todos presentes, decidiram então com o apoio de todos, fazer uma eleição para eleger um delegado e seu suplente, foram dez alunos escolhido como candidatos cinco para delegado e cinco a suplente.        


A eleição foi feita pelos alunos por meio de cédulas, uma urna foi improvisada pelo professor Josueliton Ferreira da Silva, onde seria depositado a cédula com os nomes dos candidatos indicados para delegado e suplente, a eleição teve início às18: 00 hs e foi encerrada às 19:00 hs. Foi eleito quase por unanimidade o aluno Joel da Silva para delegado e Joslen Conceição do Vale a seu suplente, terminada a votação a comissão reuniu-se novamente para marcar outra data que seria realizada uma pesquisa no Rio Cabeceira, sendo iniciada a pesquisa no povoado Santo Hilário passando pelo povoado Boa Vista e finalizando no povoado São Benedito. A data aprovada pela comissão foi para o dia dezenove de agosto de dois mil e treze (2013), às 20:00 hs do dia dezesseis do mesmo mês e do mesmo ano foi dada como encerrada a reunião.


Dia dezenove de agosto de dois mil e treze (2013), numa segunda-feira a equipe de pesquisa com os alunos pessoas da comunidade para fazerem a observação do rio, os mesmos se deslocaram até a nascente do Rio onde o professor Fernando Henrique Cabral Ramos, aproveitando-se do ambiente e da situação deu uma aula de Geografia, depois prosseguiram seguindo a margem do rio e chegaram a se depararem com uma enorme mangueira, logo consideraram uma árvore centenária ainda restante de uma parte nativa da floresta, que mediu três metros e oitenta centímetros de diâmetro, aproveitando o sombrio da árvore o professor Francisco Teixeira de Melo usando a mesma como exemplo ministrou uma aula de História. Na sequência desceram um pouco mais e encontraram a primeira fonte natural, ainda pouco utilizada pela população a qual foi usada como lindo cenário para aula de Matemática e estatística que foi abordado o tema “O desperdício de água” que está acontecendo nos povoados. Em continuação foi observado que no rio estava nascendo muitas aguapés e as professoras Franciane de Melo Cruz aproveitaram o embalo e deu aula de Ciências, e explicou que as aguapés é símbolo de poluição no rio. Depois de aproveitar as paisagens como cenário e das aulas sobre cada paisagem alguns da equipe de pesquisa continuou a tarefa de explicar aos alunos a reações do rio, em resposta às ações do ser humano. Quando terminou a pesquisa do rio toda equipe voltou ao povoado São Benedito e se concentraram no colégio, para assim fechar a pesquisa do rio, com uma ótima palestra de conscientização com os moradores da comunidade São Benedito e povoados vizinhos, e depois o professor Josueliton Ferreira da Silva encerrou a reunião e todos foram para suas casas conscientes do que presenciaram. Nos dias vinte e seis do mês de agosto de dois mil e treze (2013), a equipe de campo saíram para fazer uma pesquisa, fazendo perguntas sobre a situação do Rio Cabeceira que passa nos povoados. As perguntes foram: Como era o rio a 20 anos atrás? Quando você chega no rio, o que acha de diferente? A que você atribui essa mudança no rio?   


Muitas pessoas deram respostas muito interessantes, como a de que o rio era profundo, limpo e que muitas espécies de peixes existiam e agora o rio está raso, sujo e cheio de lixo. Onde muitos acham que essas mudanças começaram a acontecer por causa da roçagens da vegetação na beira do rio e construções de viveiros pois a criação de peixes de forma desordenada faz com que o rio fique com muita sujeira e outras ações feita com rio por meio do ser humano, agrava mais o problema da poluição no rio. Depois que terminam as entrevistas os componentes da equipe de campo se reuniram para organizar toda a pesquisa feita.  





Nos dias trinta de agosto do ano de dois mil e treze (2013), foi realizada a culminância do projeto com algumas apresentações dos alunos, houve palestras de conscientização feita pelos professores, apresentações de fotos e vídeos, o pronunciamento do delegado e seu suplente. Foi gratificante pois as comunidades se fizeram presentes e ficaram até o fim da programação.



Assessoria de Comunicação/SEMED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário