quarta-feira, 11 de novembro de 2015

E-Tec: Maracanã realiza aulas inaugurais em dois polos

AulaInauguralETec_NinaRodrigues_Tutoia (3)

No Polo Nina Rodrigues a coordenadora local, Durvalina Matos, deu as boas vindas aos estudantes
Com a expectativa de melhorar as condições de vida por meio da educação a distância cerca de 200 estudantes se matricularam no Curso Técnico em Agropecuária da Rede E-Tec Brasil nos polos de Nina Rodrigues e Tutóia – ligados ao Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Maracanã. Assim, na manhã do último sábado (7) e domingo (8), os estudantes assistiram a aula inaugural do curso ministrado pela Diretora do Campus Maracanã, Lucimeire Castro. Os estudantes matriculados estavam divididos na modalidade Subsequente (aqueles que concluíram o ensino médio) ou do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Na manhã de sábado (7) a aula inaugural aconteceu em Nina Rodrigues. Essa é a segunda turma do Curso de Agropecuária que acontece neste polo. Segundo a coordenadora local, Durvalina Matos, isso é uma resposta da aceitabilidade do curso no município. “Em 2012 foi realizado um diagnóstico sobre a necessidade de implantação de um polo no município. Nessa 1ª turma houve uma grande procura, logo aumentamos o número de vagas de 50 para 110. Esse foi o momento em que sensibilizamos os nossos alunos para a participação do curso e ajudamos eles a usar o computador. Então hoje eu fico feliz quando uma aluna vem e diz ‘Professora, meu marido me disse que agora eu vou estar falando com o mundo todo!’. Ouvir isso é muito positivo para a gente”, declarou a coordenadora.
Selecionada para o polo Nina Rodrigues, na modalidade Proeja, a estudante Maria José Diamantina afirmou que o curso pode lhe possibilitar uma mudança de vida. “Eu não terminei os estudos, aí fica difícil arrumar emprego. Quero fazer o curso para lá na frente poder dar uma vida melhor para os meus filhos”, contou Maria José. Já Deusicleni Passos Borges, que concluiu o ensino médio e já é funcionária pública da prefeitura, acredita que o curso pode ajudá-la a adquirir novos conhecimentos. “Eu estava sem estudar, então achei que o curso seria uma oportunidade de não ficar parada”, concluiu.
No Polo Tutoia a aula inaugural aconteceu na manhã deste domingo (8). Essa é a 2ª turma do curso em Agropecuária da Rede E-Tec no polo, que atualmente possui 4 turmas em andamento: duas turmas de Agropecuária ligadas ao Campus Maracanã e duas turmas ligadas ao Campus Monte Castelo – Curso de Serviços Públicos e Curso de Informática para Internet. A coordenadora local do Polo Tutóia, Lucilda Carvalho, explica que o curso possui grande relevância para o município. “Para nós essa tem sido uma experiência enriquecedora, pois atualmente temos em nosso município pequenos criadouros, agricultura de subsistência e projetos onde esses técnicos poderão se fazer presente, mandando currículos. Já temos também programas bem-sucedidos, como o Horta na Escola, o Mais Educação e o Canteiro Sustentável, em que vários alunos já estão participando”, contou. Em seguida ela se direcionou aos alunos e complementou: “Quero que vocês saiam daqui orgulhosos dizendo ‘somos alunos do IFMA – Polo Tutóia’”.
Para a estudante aprovada no último seletivo do polo, Gracilene Silva Santos, que já conclui o Ensino Médio e está terminando a faculdade, o curso possibilita uma diversidade de conhecimento. “Vivemos em um ambiente próximo à agricultura e poder estudar sobre isso e melhorar a nossa vida é ótimo”, relatou.
Durante as aulas inaugurais a Diretora do Campus Maracanã, Lucimeire Castro, fez um histórico da Rede E-Tec no campus; explicou a estrutura de funcionamento do curso e abordou sobre a área de atuação do Curso de Agropecuária. Ao final, ela aconselhou os estudantes sobre a importância de concluir o curso. “Essa é uma grande oportunidade para vocês. Então estudem, se dediquem e renunciem a outras atividades para aprender. Façam valer o esforço de estar aqui e não desistam. Nós, do Maracanã, estamos muito orgulhosos desse dia de hoje e desejo que vocês sejam bem-vindos ao IFMA”.
AulaInauguralETec_NinaRodrigues_Tutoia (8)
O estudante Fábio Alves, da turma 2013, falou aos presentes
Rede E-Tec Brasil no IFMA – O programa da Rede E-Tec Brasil foi lançado pelo governo federal em 2007.  O sistema tem o objetivo de ofertar educação profissional e tecnológica a distância numa forma de democratizar o acesso aos cursos técnicos de nível médio em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, sendo ministrado por instituições públicas. Em 2015 o IFMA está responsável pelos cursos em três campi: Maracanã, Monte Castelo e Zé Doca. Num total de 1480 alunos matriculados.
A Diretora do campus Maracanã, Lucimeire Castro, explica que tem priorizado a modalidade Proeja numa forma de reduzir as desigualdades sociais dos municípios atendidos. “Proeja é uma modalidade que a Rede Federal quase não trabalha, mas nós sabemos da disparidade que há em nosso estado e nosso foco é o trabalhador rural. Então para levar um Curso Técnico para esse público seria difícil levar apenas na modalidade subsequente, já que exige Ensino Médio e a maioria não tem”, disse Lucimeire. E completou: “Já estamos tendo bons resultados, pois está havendo uma boa aceitação do mercado para esses alunos, melhorando bastante a condição de vida deles”.
Entre os casos bem-sucedidos do Curso de Agropecuária, na modalidade Proeja, ligados ao Campus Maracanã, pode-se citar os estudantes Fábio Silva Alves e Marcos Soares. Eles estão se formando pelo polo Tutoia e já conseguiram aprovação em seletivos de emprego e estágio no Banco do Nordeste e na Vale. Os dois perceberam no curso uma oportunidade de melhorar de vida. “Quando surgiu o curso eu resolvi fazer por falta de oportunidade, mas aos poucos percebi a gama de possibilidades que ele oferecia”, contou Fábio. Já Marcos Soares enfatizou a experiência que adquiriu no curso. “Eu caí de paraquedas aqui. Mas depois eu vi os benefícios para uma nova vida que o curso possibilitou. Hoje eu sei que ele vai deixar saudades”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário