sexta-feira, 13 de novembro de 2015

I Feira Cultural da Escola Monsenhor Hélio Maranhão com o tema: "Paxica, meu bairro. Unidos construindo nossa história"

Aconteceu hoje 13/11/2015 no Colégio  Monsenhor Hélio Maranhão a I Feira Cultural com o tema: "Paxica, meu bairro. Unidos construindo nossa história". Abordando os aspectos culturais, econômicos, culinários, esporte, educacionais, históricos e geográficos do bairro.
O Objetivo do Projeto é  Contribuir para que o aluno possa situar-se no mundo como um ser histórico, a partir da compreensão de que todas as pessoas são responsáveis pela construção e reconstrução histórica de seu bairro; colher mais informações da história local com suas características sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas para desenvolver ações que propiciem a interação entre escola e comunidade, resgatando a trajetória histórica da construção dos valores envolvidos na formação da cidadania e fazer com que os alunos se interesse pela cultura e participar dela.
Abordar a história das "coisas" que cercam os alunos e o conceito de pertencimento também é uma forma de aproximá-los de temas mais amplos e de estimular a curiosidade e a descoberta do conhecimento. "Quando a criança conhece a origem das coisas, ela tende a ficar mais motivada e estimulada a aprender. Só conseguimos transmitir o valor de algo quando isso é passado de uma maneira em que o aluno possa interagir, trazer sua própria experiência para a sala, tornando a aprendizagem mais contagiante e atrativa".
















Nenhum comentário:

Postar um comentário