segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Abertura do Projeto JETS

Aconteceu nesta sexta-feira as 08:00h da manhã na Secretaria Municipal de Educação a abertura do Projeto JETS que tem como coordenador o Professor Orleans Pedro da Silva Castro, atual coordenador de Educação Física do Município de Tutóia e total  apoio da Secretaria Municipal de Educação Daisy Baquil e todos os funcionários da Secretaria Municipal de Educação.

Entenda o Projeto: 
1-INTRODUÇÃO:
Com a Carta Internacional de Educação Física e Esportes (UNESCO/78), as práticas esportivas passaram a ser entendidas como “direito de todos”, e nesta perspectiva, a favor de valores sociais, o esporte vem a ser correspondido por meio das manifestações:
              Esporte educação ou educacional;
              Esporte participação ou lazer, e;
              Esporte performance ou de rendimento.
A partir de então, diversas modificações foram apresentadas pelas estâncias superiores sempre centrados na perspectiva de rendimento e do resultado, baseando-se em princípios sócioeducativos da participação, cooperação, coeducação, corresponsabilidade e integração, o que configuram a base filosófica.
O esporte como valores sociais e como meio de educação, é um movimento recente ainda no Brasil. A realidade que o esporte mundial tem vivido com a excitação do mercantilismo, com a violência presente em todas as formas de manifestações do esporte, a intensificação de ilícitos como o doping, e a busca de valorização do meio ambiente, projetam a necessidade de se difundir uma ética e uma prática renovada para o esporte, que viesse a influenciar a sociedade de uma forma em geral.
A contribuição para a reorientação dos momentos de lazer através do oferecimento de atividades recreativas e esportivas, proporcionando a aquisição e desenvolvimento de habilidades, hábitos, valores, atitudes e conhecimentos, irá proporcionar sensações diversas, como: prazer, liberdade, descanso, transgredindo possibilidades e limites, não objetivando a formação de atletas e sim, desenvolver ações com caráter inter e multidisciplinar, de forma a viabilizar o acesso às práticas corporais de lazer, diversificando as intervenções e democratizando o acesso.
  A intervenção proposta neste projeto contribui para a ampliação do universo social e cultural das comunidades participantes, permitindo descobrir a identidade das pessoas, reavaliar os pressupostos de cidadania, colaborando assim para a elaboração de políticas sociais mais evidentes, onde o lazer possa se dar de maneira efetiva no cotidiano dessas comunidades, andando lado a lado com as outras esferas de atuação dos indivíduos.



2-JUSTIFICATIVA:
               Não temos nas nossas escolas um local para práticas de modalidades de atletismo e nem temos tradição nessas esportividades, mas com essa miniolimpíada nossos alunos passarão a conhecer e participar do atletismo e assim tomar interesse por essas competições de pouca prática na cidade e região, entretanto, outras práticas como futsal, voleibol, vôlei de praia, beach soccer e futebol de campo já existem em nossa cidade fazendo parte do desenvolver geral de nossos esportistas além de entrar em um ambiente escolar e promover hábitos saudáveis para nossos alunos.

3- OBJETIVO GERAL:
O objetivo da ação é diminuir a evasão escolar e melhorar o desempenho pedagógico e disciplinar dos alunos, promover a inclusão da modalidade atletismo nas escolas, ocasionando também a integração entre escola e comunidade, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, sociais ou sexuais.

4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Reconhecer e tratar o lazer como direito social;
Ø  Desenvolver atividades de lazer à população, priorizando àquelas em situação de vulnerabilidade social;
Ø  Promoção de um intercâmbio sóciocultural e integração entre comunidades vizinhas;
Ø Erradicar toda forma de trabalho infantil ou atividade insalubre que possa denegrir a criança;
Ø  Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes em jogos competitivos.
Ø  Conhecer algumas de nossas possibilidades e limitações corporais de forma que possamos estabelecer metas pessoais.

5- METODOLOGIA:
Ø  Convidar as escolas do município e seus respectivos alunos e atletas.
Ø  Incluir as modalidades do projeto atleta na escola no projeto aqui mencionado.
Ø  Reunir os gestores e educadores e apresentar o projeto no seu conteúdo global para que de tal modo tomem conhecimento de todas as ações do referido projeto.
Ø  As escolas participantes serão divididas por polos e chaves, para facilitar a competição, locomoção e alojamentos dos atletas.
Ø  As competições serão realizadas respeitando-se a idade das crianças participantes, com regras adaptadas para o evento.
Ø  O evento deverá se realizar em um primeiro momento nas comunidades polo e posteriormente na sede do município.
Ø  O evento no seu primeiro momento se realizará em dois ou três finais de semanas.
Ø  Depois das escolas encontrarem-se classificadas por polos, se juntarão às escolas da sede do município para a fase final do evento.
Ø  A fase final do evento se realizara em Tutóia sede do município com todas as escolas classificadas em um prazo de uma semana, semana esta que será discutida pelos gestores e a organização do evento para acharem uma data que favoreça o desenvolvimento do trabalho e não interfira no ano letivo.

6- RECURSOS HUMANOS:
Ø  Todos os gestores e educadores do município de Tutóia deverão se envolver nesse projeto.
Ø  Os servidores da Secretaria de Educação (office-boys).
Ø  Os funcionários das secretarias de esporte e cultura do município

7- RECURSOS MATERIAIS:
Ø  Kits de materiais para aula prática de educação física.
Ø  Galões de tintas para demarcação das pistas de atletismo.
Ø  Fechamento de uma das vias asfaltada da Avenida Paulino Neves para a disputa das provas de corridas.
Ø  Uma caixa de areia para saltos
Ø   Cronômetros.

8-COMUNIDADES BENEFICIADAS.
  Todas as comunidades que tenham escolas escritas no programa ATLETA NA ESCOLA assim como as demais comunidades e suas referidas escolas.
9-METAS:
Ø  A partir da realização das atividades previstas no projeto, os alunos deverão reconhecer e identificar provas de atletismo, bem como saber realizá-las com o mínimo de desenvoltura.
Ø  Adicionar o atletismo no projeto pedagógico das escolas dentro das aulas de educação física.
Ø  Atender aos anseios dos alunos no âmbito esportivo ajudando a promover a cidadania. 

10-MODALIDADES DO EVENTO.
ATLETISMO:
ü  Salto em Distancia: masculino e feminino, faixas etárias 12 a 14 e 15 a 17 anos.
ü  Corridas de Velocidade: 100 e 75 metros, masculino e feminino, faixas etárias 12 a 14 e 15 a 17 anos.
ü  Corridas em distância: 1.000 e 2.000 metros, masculino e feminino, faixas etárias 12 a 14 e 15 a 17 anos.

FUTSAL:
- Masculino, Feminino, faixa etária 12 a 14 e 15 a 17 anos e fraldinha masculino de  09 a 11 anos.

VÔLEI DE PRAIA:
-  Masculino, Feminino, faixa etária 12 a 14 e 15 a 17 anos, (QUARTETO). 

BEACH SOCCER:
- Masculino, Feminino, faixa etária 12 a 14 e 15 a 17 anos e fraldinha masculino de  09 a 11 anos.

FUTEBOL ADULTO:
-  Masculino, Feminino.

                         Premiação do Projeto
28 Kits de Materiais de Educação Física para aulas práticas



                        

 

PRODUTOS
01
Bola fut. campo adulto Nike 5 CBF menor
01
Bola futsal adulto penalty storm
01
Bola de voleibol praia adulto trainninq
01
Kit com cartões e apitos
15
Bambolês
01
Bola de futsal infantil matis
02
Troféus (campeão e vice-campeão) da modalidade.
02
Troféus (Campeão e Vice-campeão) Geral dos Jogos.
28
TOTAL KITs
.





















Assessoria de Comunicação/SEMED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário